Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Genética



Olá meus amigos! Ontem fui a um médico Dr. Giordano para receber um aconselhamento genético, ele também faz parte da equipe de médicos do IOV.
Confesso à vocês que já li muito pouco a esse respeito, minha oncologista tinha me recomendado que fizesse essa consulta, pois meus pais tiveram Cancer, meu carcinoma apareceu antes que fizesse menopausa, esse carcinoma está ligado a hormônio e por fim o tipo de cancer que desenvolvi, carcinoma invasivo pouco diferenciado.
Portanto, esse "pacote" rs... sugere que eu tome alguns cuidados.
O Dr. Giordano foi ótimo, extremamente atencioso, esclareceu minhas dúvidas, apesar desse assunto, gens, ser um pouquinho complicado.
Ainda estamos engatinhando nessa área, tivemos muitos avanços, mas ainda é pouco e maioria da população não tem acesso a esses avanços.
Ele me sugeriu que fizesse um exame, mas o convênio não cobre, aliás quase nenhum.
Infelizmente, tenho chances maiores de reicindiva do mesmo, e terei também que ficar atenta aos meus ovários.
Paciência não é? Não sabemos o que vem pela frente, aliás ninguém sabe.
Essa doença é tão prepotente rs.... ela ataca justamente nossas células, somos formados por células, mas eu sou forte e luto, brigo e venço, ah, como não!
Falar que não ficamos chateados de " carregar" alguns traços em nossos genes estaríamos mentindo não é?
Mas,tudo tem seu lado bom, Com o cancer sofri demais, mas aprendi muito, fiz muitos amigos, descobri quem realmente se importa comigo e tenho experiências que podem ajudar a outras pessoas.
Estão vendo como tudo pode ter um olhar diferente? Em nenhum momento eu desisti de lutar, fico chateada, choro, grito, fico nervosa, mas me recomponho e sigo em paz! Sim, em paz, paz que vem do Deus que me ampara e sempre me segura pela mão.
O que mais me deixa triste é quando não tenho alguém para ouvir sobre meus medos, minha fraqueza, minhas incertezas, aí fico mal.
Encontro pessoas que me falam para pensar em outras coisas, concordo, mas o que não dá é para esquecer, minhas amigas do blog que estão passando por isso, sabem o que é nossa rotina: exames, marcadores, consultas, quimio, radio, alimentação, careca,sem falar na burocracia, essa vou deixar para falar outro dia, pois merece uma postagem só para ela.
Então, fazer de conta que não estou passando por isso seria como negar essa situação.
Sem máscaras, que venha o que vier, enquanto temos fé e força vamos lutando e sempre na esperança que dias melhores virão!
Abraços! Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssssssss

13 comentários:

  1. Cristina querida, vou ter que citar o José de Alencar com sua frase famosa.
    "Deus não precisa de um câncer para me levar."
    Esta nossa vida é duríssima e cara. Os planos são inféis ao nosso compromisso com eles. E somos tão leais com nossas prestações.
    Fica triste não. Quando ficar, fale comigo. Depois desta viagem a SP estarei mais disponível!
    Traiçoeira esta doencinha. E confusa, proque deixam os médicos sem conseguirem encaixar este quebra cabeça.
    Mas cuide da saúde geral, pq a Clínica é Soberana. E ela bem, vamos lonte! Aguentaremos o tranco!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. MINHA QUERIDA AMIGA
    A ULTIMA PALAVRA VEM DO SENHOR. TEM UMA ATRIZ QUE RETIROU AS DUAS MAMAS POR PREVENCAO. SE VOCE TIVER QUE FAZER ISSO, AS MAMAS PODEM SER RECONSTRUIDAS LOGO. QUANTO AOS OVARIOS ACHO QUE VC DEVERIA TIRA-LOS SIM, NAO PORCAUSA DE AGORA, MAS LA NA FRENTE JA EVITARIA QUALQUER PROBLEMA. QUERIDA A ULTIMA PALAVRA VEM DO SENHOR, TENHO PASSADO PELO ESTREITO TAMBEM, MAS CADA DIA SEU MAL, VAMOS ADIANTE QUE DEPOIS DE UMA LUTA VEM UMA VITORIA GRANDE. SE APEGUE COM JESUS, ELE TE AMA E VOCE SABE DISSO E SEGUE PORQUE DEUS TE DARA A VITORIA. UM BEIJAOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  3. Nessa provação em que nos encontramos, um dos pilares, é o outro, isso não significa que estamos alheios a nossa propria dor.
    É que o outro(nosso caso mais a outra),está tão na nossa carne, é o nosso espelho, ouço/leio a todo tempo, que cada corpo é um corpo, e as reações, são diferentes, de pessoa a pessoa.
    Mas, isso tudo para na quantidade de enjoos e dores nos ossos.
    Porque no sentimento é tudo tão igual.
    E o melhor remédio, falo tão somente por mim, é tentar falar para minha amiga (mesmo chorando).
    Amiga, acredite, tenha força, não desanime.
    Tudo passa nesse turbilhão.

    ResponderExcluir
  4. Cristina!
    Muito interessante o aconselhamenot genético! Eu diria que é inovador!! Bem, o que eu posso te afirmar que tudo realmente pertence está nas mãos de Deus! A minha mãe nunca fumou na vida e teve um carcinoma escamoso - típico de que me fumante. E dou graças a Deus porque ela foi embora sem sentir os típicos sintomas de quem tem CA de pulmão! Ela ficou firme e forte até o fim! O tratamento ofi super bem sucedido e milagroso, no início... mas a vontade de tudo está nas mãos Dele. Queria te pedir para não se preocupar ou antecipar as coisas.. Viva a vida o mais leve possível e quando tudo parece favorecer a algo, simplesmente Deus põe a mão e as coisas mudam! Hoje, quase 50 dias após a ida dela, eu posso te dizer que SÓ DEUS CONTROLA TUDO E QUALQUER COISA! VC RECEBEU O PRESENTE DA CURA DESTE CÂNCER, O RESTO, ENTREGA PRA ELE!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. OI AMIGA, também tenho essas genéticas... é uma herança a qual ninguém quer receber. Mas Deus nos fortalece querida, nós que estamos nesta luta nos unimos pela dor, pq como diz a mulher de peito,embora cada um tenha efeitos colaterais diferentes, nos tornamos iguais na luta,na perseverança, na fé. Faça o que tem que ser feito, conte com nossas orações e apoio. beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Cristina! Também fiz esse aconselhamento genético (depois veja o post no LEIA AQUI - Aconselhamento genético, se quiser saber mais). Mas, no meu caso, a médica não indicou fazer o tal exame caríssimo. Ñão tenho pessoas p´roximas na família de primeiro e segundo graus que tiveram câncer (fui a soteada!), meu câncer não era hormonal, entre outros fatores. Fiz a consulta pois queria saber das chances de meu câncer voltar. Por enquanto, vou confiando na sorte e me apego a minha fé. Cãncer nunca mais!Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris
    Adorei a sua visita
    Volte sempre
    É muito bom conhecer novas amigas guerreiras que como eu enfrentaram ou enfrentam neste momento o cancer da mama,através do meu blogue vai poder conhecer mais amigas,quase todas as que por lá andam são guerreiras como nós.
    A partir de agora o seu blogue vai fazer parte da minha lista de blogues a visitar.
    Um beijo e tudo de bom para você

    ResponderExcluir
  8. Olá Cristina. Vim através da Natália. Mais uma combatente...!
    Visite-nos. Somos um grupo meio doido, mas muito unido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Cristina!
    Adorei teu blog e já estou seguindo ele!!!
    É difícil mesmo...mas temos que seguir em frente! Tudo passa...e essa fase ruim logo vai passar também!!!

    Beijos e tudo de bom...dá notícias de como anda teu tratamento!

    ResponderExcluir
  10. Olá Cristina!
    Fiquei feliz com o recado deixado no blog da Eliane. Por enquanto não tenho blog só e-mail verahenke@yahoo.com.br.
    Acredito muito na genética sou formada em biologia com especialização nesta área, e como vc também tenho parentes (tios, tias)que já se foram com este mal. Meu ca FOI de ovário. Faço exames mensalmente pq eu quero cuidar dos meus marcadores, meu querido oncologista apoia a minha decisão.Encarar de frente os problemas que enfrentamos nos torna mais fortes ecom certeza vencedores..
    Bjs
    Hoje um pouquinho mais quente que ontem ,mas ainda muito friiiiiiiio.

    ResponderExcluir
  11. Olá Cristina
    Eu já fiz o teste aos genes BRAC1 e BRAC2, pois a minha mãe faleceu de cancro e tive mais algumas pessoas na família que tiveram.
    Aqui em Portugal, se a médica da medicina genética achar que estamos num grupo de risco (o meu caso)então faz uma recolha de sangue e ficamos a aguardar o resultado, o meu demorou 19 meses a chegar (no privado é muito muito mais rápido), eu tenho alterações nos dois genes mas são desconhecidas, foi-me pedido para falar com familiares para fazerem também parte do estudo.
    O resultado não me ajudou muito, apesar de não dar alterações patogénicas conhecidas ficamos sempre com a pulga atrás da orelha.
    Neste momento já retirei os ovários, menos uma preocupação e foi-me dito que terei de vigiar com mais cuidado as mamas.
    É uma pena não ser comparticipado ai.

    jokas

    ResponderExcluir
  12. Oi minha amiga
    Ando tão sumida, te peço perdão por isso,mas saiba que estou aqui para o que der e vier literalmente, tudo mesmo.
    Lembre-se, não cai uma folha da árvore se DEUS não permitir.
    Faça como você mesma diz,chore, grite, fique com raiva, mas...recomponha-se e siga em frente , em paz.
    Fale muito e o tempo que achar necessário, pois as pessoas que te amam sempre estarão por perto, e não fique "caraminholando" que já estão cansadas, as vezes é só impressão mesmo, de quem também está cansada e não quer ver os amores tristes ...
    Amo você e estou aqui o tempo todo...todo mesmo e se prepare e se fortaleça, pois a equipe gomide está te aguardando...
    Beijãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. Lendo seu perfil , vi o quão grande vc é.!! ter essa alegria e disponibilidade não é prá qquer uma.Esses paralelepípedos q vieram ao nosso encontro vão passar ..Nosso mundo com certeza será mais forte.
    Grande beijo , fique com Deus
    Ester..
    Vc não está só.( acredite).Obrigada por me visitar,

    ResponderExcluir