Páginas

sábado, 31 de julho de 2010

Linfedema

Ontem fui à uma palestra sobre linfedema no IOV( Instituto de Oncologia do Vale)é lá onde faço meu tratamento e como já falei outras vezes, nós pacientes contamos com uma equipe multidisciplinar que nos dá total apoio e muita informação sobre o cancer.
Toda última sexta feira do mês temos uma palestra sobre linfedema, também temos oficina com várias atividades, todas às quartas feiras.
A palestra a que fui foi ministrada pela Dra. Sílvia Rinaldi e Silva Matias, fisioterapeuta especializada na área oncológica há muitos anos.
Gostei muito da abordagem feita por ela, foi muito esclarecedora, principalmente dos cuidados que nós, mulheres que fizemos cirurgia de mama, precisamos ter.
Então resolvi postar um pequeno texto com algumas informações que aprendi lá:

O que é linfedema?
Trata-se de edema – acúmulo localizado de líquido – de origem linfática determinado por deficiência na absorção ou condução da linfa.
Os linfedemas podem ser primários – sem causa definida – ou secundários a inflamações, traumas, irradiações e cirurgias sobre gânglios linfáticos, sendo que o linfedema pós-mastectomia (L.P.M.) isso é o linfedema que pode ocorrer no braço após a retirada da mama para tratamento de um câncer da mesma, é um dos linfedemas mais comuns.
No norte e nordeste do Brasil pode ser devido à filariose, causada por um pequeno verme, a filária. Os lifedemas instalam-se habitualmente nos membros inferiores ou superiores.
É muito importante estarmos sempre atentas a inchaços na mão e nos braços o que requer que procuremos o médico ou o fisioterapeuta, mas devo ressaltar que o fisioterapeuta deve ter especialização nessa área oncológica, pois ele saberá o tratamento adequado, muitos fisioterapeutas não tem essa formação.
O linfedema não tem cura, mas com tratamento adequado ele pode ser controlado, portanto informação aliada a observação e exercícos diários ajudam e muito.
Muitas de nós já vimos alguém com linfedema no braço, eu particularmente já tinha visto, mas tinha pouca informação sobre isso, falando simploriamente´seria aquele inchaço, um braço maior que o outro, o que não só prejudica a vida diária da pessoa, mas também o lado emocional, por limitá-lo a uma vida normal, isso nos casos em que não há um tratamento ou quando o paciente demora a procurar ajuda médica.
Finalizando deixo aqui algumas orientações e cuidados para serem seguidos após a cirurgia de mama.

- Evitar verificar a pressão arterial, receber soro, tirar ou receber sangue, aplicar injeções, vacinas ou acupuntura no braço do lado da cirurgia;
- Evitar exposição excessiva ao sol;
- Manter a pele hidratada e limpa, usar desodorante líquido e sem perfume;
- Evitar traumatismo cutâneos( cortes, picadas de insetos, arranhões, queimaduras, retiradas de cutículas e depilação)
- Usar luvas de proteção para fazer atividades do lar;
- Evitar banhos muito quentes;
- Evitar apertar o braço do lado da cirurgia( blusas com elásticos, relógios, anéis e pulseiras)
- Ficar atenta aos sinais de infecção no braço;
- Evitar movimentos bruscos,repetitivos e de longa duração;
- Evitar carregar objetos pesados com o braço do lado da cirurgia;
- Realizar auto-massagem diariamente;
- Realizar exercícios de alongamento e aeróbicos diariamente;
- Realizar auto-exame das mamas, especialmente na mama contralateral.

Quantas orientações hein! Mas vale a pena seguir e na dúvida procurar o fisioterapeuta especializado, pois os exercícios que aprendi não tem como eu passar para vocês aqui.
Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco sobre linfedema e aproveito para agradecer a iniciativa do IOV em realizar esse trabalho de prevenção, e também agradecer o trabalho das fisioterapeutas Dra. Sílvia Rinaldi e Dra. Carla Marzullo que fazem esse trabalho com muita competência e carinho!
Um abraço! Fiquem com Deus! Bjsssssssssssssssssssssssssssss

8 comentários:

  1. Cris minha mae tem isso ate hoje faz fisioterapia, o braco esta sempre ichado, mas o mais importante e que ela esta curada Em Nome de kesus, Bjus

    ResponderExcluir
  2. Amiga, parabéns pelo lindo trabalho que está realizando. Saiba que estas informações fazem toda a diferença na vida das pessoas. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Você é mesmo uma "PESSOA 10".Nem mesmo o fato de estar vivendo um momento tão difícil a impede de preocupar-se em passar uma informação tão útil pras pessoas.
    Você é "ILUMINADA".
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. oi crissssssssssssss
    to beeeeeem melhor, mas meus cabelos começaram a cair de novo... to com aquelas falhas...
    minha radio deve começar no final de agosto, começo de setembro...
    e vambora, né? hehehehehe
    bizussssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Amei as informações, ainda mais pq vou operar daqui uns dias, vou ficar preparada. Esta bem amiga? Peguei um uma infecção urinária, de resto to ótima... Graças a Deus. Beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris, muito bom.... informação quanto mais e boa melhor!
    Boa semana para você!
    Depois me conta o que vcs fazem nas oficinas, o que é bem aceito pelas pacientes. Essa informação pode ajudar-me com o BENDIZER.
    Abraços duplos :)

    ResponderExcluir
  7. Informação é nossa grande aliada, nessa luta.
    A segunda parte do meu tratamento será em SJC, pretendo conhecer melhor o IOV, aqui no litoral, a carência é muito grande, em todos os aspectos.
    Obrigada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. O Dr. James é um verdadeiro médico fitoterapeuta que me curou do HIV, que contatei em fevereiro do ano passado, fiquei tão preocupado com o vírus dentro de mim, quando fui ao hospital e tive resultado positivo, tomei remédios diferentes e ainda injetáveis Eu não estava curado, até que encontrei alguém que cortou um testemunho sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do doutor James, eu pensei que era uma mentira, mas eu despertei o interesse e contatei o Dr. James em seu e-mail, (drjamesherbalmix @ gmail.com) E contei a ele meu problema e ele me fez algumas perguntas e eu respondi então ele disse que eu não deveria me preocupar se ele iria me ajudar e curar meu HIV. Fiquei tão feliz.2 dias depois ele me mandou o cura através do serviço de correio da DHL, comecei a usar o remédio de manhã e à noite como ele me receitou por 3 semanas, enquanto fazia meu check-up mensal, fui testado HIV negativo. Fiquei muito feliz e feliz por estar livre do HIV. estou compartilhando este testemunho porque sei como era difícil para mim dormir e pensar todos os dias. Por ser HIV positivo, quase morri, mas esse grande homem, o Dr. James, restaurou minha saúde. Eu sei que ainda existem pessoas por aqui com HIV positivo ou qualquer tipo de doença como doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia, doença de Dupuytren, diabetes , Doença cardíaca, doença de Creutzfeldt – Jakob, Angiopatia Amiloide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Fluoroquinolona ToxicidadeSíndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgresS esclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Alzheimer, Carcinoma copstical Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Dementia.Lupus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose Múltipla, Hipertensão, Câncer Colo_Retal, Doença de Lyme, Câncer de Sangue, Câncer Cerebral, Câncer De Mama, Câncer De Pulmão, Câncer De Rim, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório Hepático, Diabetes, Fibróide, Entre em contato com o Dr. James no e-mail dele e tenha suas doenças curadas.drjamesherbalmix@gmail.com WhatsApp +2348152855846.

    ResponderExcluir