Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O olhar do outro




Porque será que nos preocupamos tanto com o olhar do outro em nossas vidas? Nunca tinha parado para pensar nisso.
Nesses dias em que tenho que conviver com as mudanças tão abruptas em meu corpo, parei para refletir sobre isso.
O outro, quem seria esse outro? Será que parte de nós mesmos? Quando o outro me olha com seu olhar por vez penetrante me faz muitas vezes recuar e uma mistura de medo, rejeição e dor se apossa de mim.
Muitas vezes sinto vontade de sair sem máscaras ( no caso entendam lenço na cabeça)livre, mas poucas vezes consegui, pois o olhar do outro me deixa envergonhada, é como se eu tivesse que dar uma explicação para o meu estado( careca) diferenciado da normalidade ou do que a sociedade aprova como bonito. Acabo ficando irritada e desistindo. Aí eu penso, poxa além de tudo tenho que disfarçar e não chocar a ninguém?
Mas, como também sou humana com certeza já lancei um olhar assim para alguém. Tudo o que é diferente nos chama a atenção não é? Talvez esse outro seja o nosso temor, medos, falta de aceitação de nós mesmos.
Eta fase complicada e difícil viu!
Mas eu não desisto, gosto de refletir, de pensar na minha maneira de agir e na dos outros também.
Segunda feira fui fazer uma sessão com a psicóloga do IOV, a Carmela, e foi muito bom, saí de lá mais confiante que para tudo tem um tempo, agora eu preciso é focar no tratamento, depois a gente reconstroi a vida que fica tão desgastada com tudo isso.
De uma coisa tenho certeza, como eu estou aprendendo com tudo isso, com as mudanças do meu corpo, com a falta de cabelos,com minha dor e com a dor do outro e com seu olhar também.
Não posso também deixar de falar que já recebi muitos olhares de acolhimento, de amor, de aceitação, e esses são os melhores, são os que me ajudam e me fazem forte, esses me fazem sentir que ainda faço parte, parte da família, dos amigos, do mundo e que tenho uma identidade e por pior que seja tudo isso será passageiro ainda que pareça interminável.
Quero agradecer todas as mensagens que recebo no blog, inclusive recebi uma mensagem da enfermeira Léo e da assistente social Graça do IOV, obrigada de coração,vocês me ajudam e muito.
Não sei o que seria de mim se não fosse todo esse profissionalismo e carinho que tenho no IOV!
Obrigada à todos vocês meus amigos que sempre lêem o meu blog! Bjsssssssss...

13 comentários:

  1. Olá cristina!
    O nosso cabelo,as nossas sobrancelhas,as mudanças que o tratamento nos traz serve para que reconheçamos os nossos verdadeiros amigos,as pessoas que nos querem bem incondicionalmente.Como já passei por tudo isso compreendo perfeitamente este sentimento que quer queira ou não surge independente da nossa vontade.
    Tudo isso passará e voltará ao normal, pode demorar um pouco mas que volta...volta... Confie...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Resolvi sair de careca ao vento há pouco mais de um mês. Resolvi enfrentar esses olhares. Resolvi assumir a penugem que tenta crescer. No começo era esquisito. Agora me sinto mais forte. Não sei explicar. É como se eu precisasse me aceitar nesta condição primeiro, antes de ser aceita pelos outros.
    Fiz minha última vermelhinha hoje...
    Bizussssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,
    Esta semana fui pagar uma conta para a minha mae numa casa loterica, estava de lenco na cabeca, parece que todo mundo que faz quimioterapia tem a mesma cara...kkk...igual a um caminhao de japones. A fila estava enorme, quando me viram, me convidaram a ir para a frente carinhosamente, nem me perguntaram nada...
    Me senti amada por meros desconhecidos...isto e coisa de Deus! Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, sabemos o que sente...Nossa, como somos olhadas de maneiras diferentes, o negócio é nosso estado de espirito. Nem acho que as pessoas façam por maldade, mas pura falta de preparo em lidar com o diferente. Continuamos a ser nós mesmas, sem cabelo, sombrancelha, inchada, de lenço, de peruca, careca.Força querida, estamos com você. \0--0/

    ResponderExcluir
  5. Querida Cris,outra noite ouvi de um padre uma coisa que marcou muito:"Porque nos preocupamos com tantas coisas???" Temos que focar nossa preocupação no Amor incondicional que DEUS tem por nós e acreditarmos de que ELE toma conta de tudo independente de qualquer situação ou pessoa. Sabe Amiga em tudo que nos acontence aprendemos sempre mais e estou aprendendo muito com você. Tudo vai passar, a esperança em dias melhores irá chegar, basta ter muita paciência e pedir a misericórdia nos momentos em que a aflição vem sem a gente querer. Te amo muito Amiga e te peço mais uma vez, Confia NELE que Te ama muito.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. oi, sou Luciana, quem me passou o link do seu blog, foi minha sogra, Ana Maria, vcs se conhecem.
    Tb tenho um blog, se quiser da uma passadinha la http://lindascitacoes.blogspot.com/ .
    Não tenho câncer, tenho um tumor e tb vou ter que fazer quimeoterapia. Mas tenho muita fé, sei que tudo vai dar certo.Vou estar orando por vc. bj fica com Deus

    ResponderExcluir
  7. Minha querida amiga.
    Hoje vim conhecer seu blog.A Monaliza já me havia falado dele.Vc é forte, guerreira e com certeza, logo,logo estará saindo deste tunel.Tenho uma outra gde amiga, que mora em Caraguá, que tb passou por tudo isso e hj está ótima.Até gostaria de te apresentar.Que Deus continue a te abençoar, te dando bastante força. Te gosto muito, embora, ultimamente não tenhamos tido oportunidade de nos encontrar.Bjkas.Ana Maria

    ResponderExcluir
  8. Oi Cristina,
    Muito obrigada por deixar seu recadinho lá no meu blog!
    É um privilegio poder ler seu blog com suas experiencias de buscar alegria em meio a dor. Olha, o nosso Deus nos coloca aqui com planos que as vezes não entendemos, mas, que no fim so nos prova o quanto Ele nos ama e cuida de nós.
    Minha oração é que hoje, a cura de nossas mazelas físicas, morais, ou espirituais, seja derramada na vida de Cristinas, Janes, Elianes, Elizas, Brunos... espalhados pela nossa terra!! Mas, que seja uma cura completa! Vinda do Pai! Pois, Ele tem o poder de secar toda a lágrima dos nossos olhos!
    Beijo grande!
    Espero que compartilhemos lutas e vitorias sempre!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Cristina. Cheguei. E para ficar. E por muito tempo - com vcs e outros guerreiros.
    Desde pequena eu penso em alguns olhares. Sempre fui alvo - como todos nós - deles. Olhares ternos, olhares acolhedores, olhares assustados, olhares repleto de preconceito, olhares invejosos da garra, olhares de fé e consideração.
    Acredito que de cabeça erguida, personalidade suave e firme e com o nosso olhar profundo, acabamos tocando até os mais bobões, cheios de medo.
    Em frente. Adorei a visita, adorei o blog,e estou feliz que estou vendo aqui as minhas amiguinhas do Presentão. beijokinhas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris, fiquei um tempo sem vir aqui, voltei e me deparo com tudo que você tem compartilhado com a gente, me sinto privilegiada por ser sua amiga, por ver e acreditar na sua fé, garra, coragem e força de vontade.
    Gostou demais de você, te considero como alguém da minha família.
    Tenha certeza que sempre que precisar, quando a "outra Cristina" aparecer estarei aqui pronta para te ouvir, chorar, rir, falar bobeira ao vivo, pelo telefone, pelo msn, como quiser!!!
    E assim que resolver "tirar a máscara" conte comigo, estarei ao seu lado para te apoiar, depois, juntas, daremos muitas risadas desses "olhares".
    Bjs
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  11. ola Cristina obrigada pela mensagem que deixou em meu blog...Ao ler essa postagem fiquei muito feliz em ver a força que você teve em enfrentar tudo isso, o que me deixa mais confiante na recuperação da minha mãe, vou mostrar essa postagem a ela,pra que ela perceba que não é a unica que passou por isso!
    Cristina você é uma mulher forte e muito guerreira, parabéns...e muito obrigada pela força que tem nos dado, que Deus te abençoe muito viu!! um fortissimo abraço

    ResponderExcluir
  12. Amiga (posso chamá-la assim?), conheci seu blog hoje, e estou aqui, lendo postagens após postagens... me emocionando, e admirando sua força e sua Fé no nosso Deus.

    Essa sua postagem (o olhar do outro), me chamou muita atenção, pois foi uma coisa que vivi através da minha netinha, e sei como as pessoas podem ser cruéis (com certeza sem perceber).

    Me explico: Minha nora, após perder um menino (morreu no ventre, na semana em que era pra nascer), engravidou após 6 meses, e teve uma menininha (Bruna), linda como um anjo.
    Quando Bruna estava com um mês de vida, começou a crescer um hemangioma na sua testinha, e após uns dois meses, ele já estava enorme. Além de ter o centro vermelho rubi, ele era bem alto, e chamava muita atenção. Resumindo: Quando a gente saia com ela, eu ficava reparando nas pessoas, que olhavam horrorizadas, e cochichavam entre si...aquilo, pra mim, meu filho, minha nora, meu marido, era uma coisa muito triste, e aumentava em muito a nossa dor.
    Graças a Deus, aquele serzinho inocente nada percebia, e era só sorrisos e felicidade.
    Hoje, Bruna está com mais de três anos, é uma criança linda, super inteligente e feliz, e do hemangioma só restou uma pinta bem discreta, que, logo, logo, também vai sumir.
    Detalhe: Nunca falei a respeito disso no meu blog, mas, devido a essa sua postagem, me veio a vontade de falar.
    Minha nora está novamente grávida (de um menino), que deve nascer em setembro.
    De tudo isso que passamos com a Bruna, o que eu achava mais lindo, é que as crianças pequenas brincavam com ela normalmente, e nem comentavam nada...o problema maior eram os adultos... Era o olhar deles que nos magoava.

    Fique bem, querida, que Deus te abençoe muito.

    Beijos

    Cid@

    ResponderExcluir
  13. Cristina, deixei um comentário bem extenso por aqui, mas foi justamente nos dias em que o blogger todo sofreu uma pane... infelizmente, está me parecendo que ele não entrou. Pena :(

    Então pelo menos te digo que teu blog me emocionou muito. Parabéns pela garra, pela coragem e, principalmente pela Fé!

    Fique bem, fique com Deus que nos ama tanto.

    Tenha uma semana feliz e iluminada.

    Pra não perder teu blog de vista, já estou te per[seguindo]...rs

    Beijo :)

    Cid@

    ResponderExcluir