Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010



Hoje acordei com uma chuva boa caindo de mansinho, deu vontade até de ficar embaixo do cobertor, mas preferi levantar e viver, meu marido está gripado e tenho que manter uma certa distância rs... a imunidade não me permite facilitar, ainda mais que faço quimio na próxima terça.
Deus tem escutado minhas preces, pois aqui em casa meu filho ficou com virose e muita febre e agora meu marido e nada me veio. Quando comecei a fazer quimio fui instruída sobre a imunidade, não frequentar lugares muito cheios, evitar contatos com pessoas doentes e caso tivesse febre procurar o hospital para fazer exames. Muitas vezes a quimio, ou melhor esses medicamentos diminuem a produção de glóbulos brancos e vermelhos, com isso ficamos mais vulneráveis a doenças. Então o melhor é se cuidar.
Nesses últimos dias tive muitas dores nas unhas, dói muito, além das dores nas pernas e formigamento nos pés, mas até que eu lido bem com isso, sei que é temporário.
Gosto de saber sobre tudo da doença que tenho, sempre fui assim. Em minha família todas as vezes que alguém ficava doente eu é que ia conversar com os médicos, tirando o meu pai, pois eu ainda era muito jovem quando ele adoeceu. Depois que casei levava os meus filhos ao médico e perguntava tudo, fui me informando, de como nosso corpo funciona etc e tal.
Mas, a escola mesmo veio quando a Marina ficou doente, por não aceitar e entender o porquê de uma criança ter que sofrer tanto eu buscava todas as informações possíveis.
Quando eu chegava na UTI para vê-la eu me deparava com os médicos dizendo assim
"Hoje as plaquetas dela estão no limites de vida" ou " os leucócitos estão baixos demais" " a uréia e a creatinina estão com valores altos demais" Aí eu resolvi me inteirar desse mundo e não parei mais.....
Muitas pessoas me falam" Ah! eu não quero saber de nada disso não, tomo o remédio e pronto", eu não consigo, quero saber de tudo, talvez na ilusão de controle, controle esse que não temos, mas que por outro lado me tranquiliza saber o que está acontecendo em meu corpo, afinal o corpo é meu.
Abro todos os exames, aliás a minha biópsia eu abri e li, foi um susto ler carcinoma invasivo, na hora fiquei sem ação, mas depois de ir ao médico e ler muito fui aceitando e tentando viver uma fase de cada vez.
Em muitas das minhas vivências não vi um final feliz, o final que eu almejava, mas mesmo assim não deixo de lutar, como disse minhas amigas do blog do limão, Bibi i Lilian, não é porque minha prece não foi atendida que não irei orar mais, Deus tem um plano para cada um de nós, estou vivendo o meu. Não sei se bem, mas tentando ser melhor a cada dia.
Enfim, tentar viver o hoje da maneira mais simples, aceitando as adversidades e vivendo em paz! Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssssssss

11 comentários:

  1. Tb gosto de saber de tudo, abro meus exames, pesquiso, pergunto, sou chata mesmo. Afinal, quem vai passar por tudo sou eu, não o médico. Tenho que saber.
    Cris, pra enjoo Vonau Flash debaixo da língua. Tira com a mão, menina! Se eu soubesse da existência disso desde a primeira quimio... Vc ainda não enjoou, né? Que Deus te conserve assim...
    Vamo que vamo!
    Bizussssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi querida tambem sou como vc. Ontem fiquei horas na internet pesquisando sobre tudo o que aconteceu comigo. Segunda e a minha quarta quimio, confesso que estou um pouco nervosa, porque da outra vez a reacao foi grande. A ponta dos meus dedos ficam como se estivessem com maizena, e sinto pinicar e cocar pernas, bracos, as costas, alem da sudoresse que esta diminuindo um pouco com cha de amora kkkk, mas olha estamos aqui confiantes, e querer esta dentro de nois, porque somos o templo do Espirito Santo e Ele cuida de nois. Um beijaoooooooooooooooooooLucia

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristina!
    Somos muito parecidas,como sou professora de Biologia, quando o médico solicitou o exame Ca 125 e no protocolo de cirurgia escreveu histerectomia de ovários, eu que já havia pesquisado na Internet e sabia da minha idade tinha certeza que os meus tumores eram malignoss. Enfrentei, porque sempre fiz todos os meus exames anualmente e tinha certeza que eles não eram antigos. Sempre abro todos os meus exames e converso com fraqueza com o meu querido oncologista. Melhor saber das coisas para poder discutir o que é melhor para a nossa cura.
    Confiança sempre....mas fazendo os exames e NÃO se descuidando...
    Tenha uma boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Cris ainda vou fazer mais tres, Segunda agora faco a quarta, e um horror pensar nos efeitos colaterais, mas procuro pensar na misericordia de Deus para com aqueles que o temem e o amam. Por isso minha querida amiga ore por mim e estarei orando por ti. Vc e da cidade que meu cunhado viveu durante alguns anos, trabalhou ai com informatica, mas voltou para o Rio, e eu ja preguei ai em duas igrejas, uma assembleia bem grande e uma batista. OLHA SE VC QUISER ME ADICIONA NO SEU MSN PARA A GENTE CONVERSAR MEU EMAIL ciaanjos2002@yahoo.com.br Um beijo. Fika com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Vim só para te dar um alô e dizer que vc é linda e especial! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristina!

    Tenho acompanhado seu blog e estou muito orgulhosa de você! Tanto que logo depois que vc me deu o endereço do blog não resisti e repassei para todos os colaboradores do IOV que estavam em minha lista de e-mail. Afinal, exemplos de força, positividade e coragem devem ser sempre divulgados.
    Fico ainda mais feliz porque através de seu blog você dá uma contribuição enorme à sociedade: ajuda a combater o estigma que o câncer carrega... Não sei se você tem noção da dimensão de sua contribuição nesse sentido, mas atitudes como a sua ajudam a mostrar como hoje em dia as coisas podem ser muito diferentes de anos atrás, quando esse estigma surgiu por falta de opções de tratamento (o que hoje é bem diferente).

    Fico muito feliz ao ler seu blog! É gratificande quando vejo pacientes enxergando mudanças, fazendo reflexões além do tratamento quimioterápico e participando de forma ativa, buscando a compreensão da doença e do tratamento como um caminho para enfrentar esse pocesso da melhor forma. Cada um tem seu jeito pessoal de viver esse fase, cada um encontra a melhor forma para lutar... Tenha certeza que isso é importante e ajuda muito a conduzir o tratamento da forma mais suave possível!

    Nos encontramos no IOV!
    Abraço,
    Dra. Cristiane

    ResponderExcluir
  7. Cristina!
    Estou passando para desejar a você um lindo fim de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Cada um tem seu jeito pessoal de viver esse fase, cada um encontra a melhor forma para lutar.
    Não há nada mais verdadeiro que isso. Nós optamos por lutar, por procurar saber, por trocar experiencias, dores e lagrimas. Não somos infalíveis. Estes dias uma amiga veio me visitar(coisa rara) veio bem dois dias pós quimio, eu mal podia levantar da cama, mas fui recebe-la, mas tive que ser levada de volta, ela segurou minha mão e eu tentei gemer o menos que eu podia, rsrsrs, então ela me disse que admirava minha força. Isso num momento que me sentia mais fragilizada. Nunca pensei ser forte, embora sempre lutar para não demonstrar fraqueza, esse sentimento de menina super poderosa me custou muito. Hoje entendo que posso ser humana e chorar, e ter medo, e sofrer,e mesmo assim ser forte. Fico feliz que tenha gostado da mensagem, eu a coloquei no blog justamente por isso, pq estava chateada com pessoas que revoltadas com a doença não enxergavam mais nada de bom na vida. Ai vem bem o que a Dra escreveu pra voce, cada um tem uma maneira de enfrentar as coisas, a Bibi fica doida comigo, por eu me revoltar com isso. Acho que temos que ver através da doença, temos que lutar, que orar, acreditar nas promessas de Deus...Um grande beijo a vc querida, cuja doença nos aproximou e cuja vida nos unirá sempre...Uma prova que tudo tem algo de bom...

    ResponderExcluir
  10. Oi Cristina!!
    Você é uma guerreira, querida! Essa atitude de querer saber o que acontece consigo, mesmo sabendo se tratar de algo indesejável, é muito valente! Pra poucos!
    Deus abençoe você grandemente, para que continue testemunhando d'Ele dessa forma! Afinal, essa força e coragem vem de alguém que sabe em quem confia e que não teme o que a vida lhe proporciona, pois, o que realmente interessa é fazer a vontade do Pai!
    Um beijo grande!!

    ResponderExcluir
  11. Cris estou chocada com essa massa que apareceu dolorida no quadrante inferior do lado esquerdo, um pouco abaixo do umbigo, logo depois da quimio. Doi muito. Fui fazer ressonancia ainda nao sei o resultado, mas uma coisa eu te digo pela fe, CA nao e mais porque Deus nao e homem para que minta!!! Estou na luta emocional! Bjussssssssss

    ResponderExcluir