Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Perdas



Hoje me deparei com a perda, uma companheira de trabalho partiu para uma nova vida.
Confesso à vocês que creio em Deus, na vida além da morte, mas humanamente falando não sei digerir bem a perda de quem amo.
É muito difícil conviver com a ausência daqueles que não irão mais fazer parte do nosso convívio.Já perdi, se é que posso usar essa palavra, muitas pessoas que amo, uso o verbo no presente, pois continuo a amá-las.
Presenciei e vivi a partida dolorosa de muitos amigos,parentes, de meu pai, meus dois sobrinhos Rafael e Rodrigo, de minha filha linda Marina e o ano passado de minha querida mãe.
Após essas ausências, nunca mais fui a mesma, acho impossível alguém seguir emocionalmente ileso depois disso.
O sofrimento nos força a reiventar a vida ou não conseguiríamos continuar vivendo.
Quando se perde um filho um pedaço de nós se vai e acredito que se não fosse a misericordia de Deus a nos amparar morreríamos também, tamanha essa dor.Muitas pessoas não gostam de falar sobre isso e até me dizem para esquecer, tocar em frente, chega a ser cômico! Como esquecer a quem tanto amamos e que fazem parte de nossa história?
Lembro dos meus todos os dias e os guardo em meu coração.
Li em um email sobre uma criança que estava com leucemia e alguém perguntou a ela o que era saudade, ela respondeu que saudade é o amor que fica, realmente é o amor que permanece.
Tem um poeta de Moçambique , ele se chama Mia Couto, gosto muito de uma frase dele diz mais ou menos assim: " Injustiça é o mundo prosseguir depois de ter desaparecido a quem mais amamos" Popularmente falando é aquele velho clichê: A vida continua meu amigo....
Mas quando estamos com a dor da perda achamos isso um absurdo, como pode o dia amanhecer, o mundo estar do mesmo jeito se alguém que amo partiu? Ah! mas Deus com sua infinita sabedoria sabe que o continuar da vida é que nos ajudará a superar ou amenizar essa dor. O tempo, vai tirando aquela dor insuportável e vai deixando a saudade, o amor que fica.
Para muitos a morte é temerosa, pois nela está a nossa condição de seres humanos: a finitude.
Um dia, logo após a partida da Marina, li uma frase do Pe. Zezinho que me fez refletir bastante: " Se ela está no céu, então alguém, além de Deus, de Jesus e dos Santos, se importa conosco. Definitivamente, não estamos sozinhos por mais que doa a solidão de havê-la perdido. Mas é apenas por pouco tempo. Quem amou aqui, sem dúvida, se reencontra no infinito."
É pensando assim que tento digerir e aceitar as minhas perdas, tendo a certeza que um dia a gente irá se reencontrar, pois o amor transcende espaço e tempo, ele é eterno!
Fica aqui o meu carinho e a minha prece por você Regina Maria, que Deus a acolha em seu reino eterno!

5 comentários:

  1. Derrubo lágrimas agora, de tristeza e de amor misturados, pois passei por uma perda cruel recentemente e realmente a saudade é o amor que fica.Que Deus continue nos amando e nos abençoando por esse caminho que queremos tanto que não termine e que achamos tão longo, porém prá Deus o que são 100 ou 80 anos ou 3???Sopro, apenas isso.
    Que possamos fazer o melhor do nosso caminhar, semeando amor e alegria.
    beijãoooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, neste exato momento você me fez refletir em tantas coisas... As lágrimas correm em meu rosto... Por tudo o que você escreveu é que devemos amar como se não houvesse amanhã, afinal o futuro é agora!
    Bjo, bjo, bjo!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga , você colocou em palavras o que sinto; perdi meus pais e só a força que vem de Deus me dá animo. A saudade é muito grande e as vezes parece que não tem sentido tudo o que faço, essa correria do dia a dia, mas, a vida continua, não dá pra parar.A rotina, o trabalho os amigos, a familia, por tudo temos que ter fé e força pra seguir em frente. Linda sua mensagem pra nossa amiga. Continue escrevendo assim.
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Somente Deus querida nos da forcas para seguirmos. Entrei como seguidora do seu blog, gostaria que voce tambem entrasse no meu. Fui uma ex artista, me converti em 1992. Em 06 de janeiro deste ano retirei um tumor no ovario, um cancer em fase inicial. estou fazendo quimioterapia. tambem tenho aprendido com as perdas, mas em tudo isso o que mais tenho aprendido e que o amor de Deus e insubstituivel. Um beijo em seu coracao e conte com minhas oracoes.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei emocionada com seu texto. Acabei de entrar no seu blog e vejo que você é uma guerreira. Já te admiro muito e fico feliz em poder contribuir de alguma forma com meu blog. Escrever acaba sendo uma terapia. Fará muito bem a vc. Estou admirada com sua luta. Parabéns!
    Deus tem um propósito para tudo nesta vida. Vc sem dúvida é especial. Nunca me esqueço dessa frase: "Deus não escolhe os capacitados, ela capacita os escolhidos". Um grande beijo!

    ResponderExcluir