Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pensei em vários assuntos para escrever hoje no blog, mas um não sai da cabeça: descobri que tenho duas Cristinas dentro de mim, isso mesmo duas.Administrar essas duas é que é difícil!
Aquela Cristina conhecida de todos é a titular, a que tem fé, que não gosta de máscaras, enfrenta tudo que vem, se interessa pelo outro .... quantos elogios! Rs...., mas a outra é tão diferente....
Ela surge nos momentos de raiva, a outra até tenta domá-la, o Eduardo também rs..., mas ela é insistente.
Essas duas " cristinas" representam a nossa ambiguidade, de sentimentos, de vontades, de não querer perder,de ganhar sempre.....
Ontem ela estava no comando, a outra, e achei melhor não postar no blog, pois o mal humor reinava soberano.
Essa doença, como disse o Pe. Léo, nos tira tanta coisa, a dignidade, a alegria, a paciência e até os cabelos rs... e ontem a minha paciência estava a zero.
Muitas pessoas que me amam e querem me ver bem me falam que vai passar! Eu sei que vai passar, mas por enquanto não passou, me olho no espelho careca, com olheiras, tem dias que com cara de lua rs...e a gente fica mal, haja auto estima né?
Além de que o cancer é uma doença que não se pode descuidar, tenho que ficar atenta para o resto da minha vida, pois ele costuma em alguns casos reicindir, sabemos que o cancer é um jeito anormal de nossas células se comportarem, então é torcer para que elas não comecem com essa graça de novo, pois não estou de brincadeira não, falo isso alto para que elas escutem! Vocês acham que devo estar louca né? Rs... e sem falar que além da quimio ainda tenho 30 dias de radioterapia! Ufa!
As vezes a outra Cristina vem me alfinetar com pensamentos assim: Pimenta nos olhos dos outros é refresco, isso para ser mais educada porque a tradução é outra, mas sei que tudo que me falam é para me animar, já pensou passar por tudo isso e não ter família e amigos? Graças à Deus tenho uma família muito boa e muitos amigos! Lindos e amados!
Mas a verdade é que a dor é solitária, por mais amigos e apoio que temos, tem aquelas horas que a alma silencia e a dor está lá, latente, sem dar trégua. Sem falar dos medos. Ah! passa tanta coisa em nossa cabeça. Me lembro que quando li o diagnóstico da biópsia antes de fazer a cirurgia eu não dormia, pois conheço muito bem essa doença, se conheço! Eu chegava a acordar o Eduardo às cinco da manhã e saíamos para rua para andar, pois eu estava em pânico e só pensava que já estava com metástase e que iria morrer e ele, meu companheiro, ia comigo, conversava e ia me acalmando.
Quando começo a ficar irritada faço uma oração e peço à Deus paz, serenidade e que eu não me esqueça de tantos irmãos que sofrem, que também estão doentes e não tem nada, nem um tratamento decente e humano, e pelos que estão em estado terminal.
Mas cá entre nós, sou humana, tem dias que choro e quero o colo da minha mãe, ah se ela tivesse aqui...., tem dias que canto e espanto a tristeza. Vou levando...
Prometo à vocês que vou ficar de olho na outra Cristina, pois ela me deixa muito egoísta, só pensando no umbigo e existem muitas pessoas a quem quero amar, abraçar e acolher!
Deixo aqui a letra da música de Renato Russo que gosto muito e fala do viver o hoje.
Ah! Hoje não tem nem uma imagem no texto, é a outra Cristina! Fala sério hein! Bjs..


Só por hoje


Só por hoje
eu não quero mais chorar
Só por hoje
eu espero conseguir
Aceitar
o que passou o que virá
Só por hoje vou me lembrar que sou feliz.

Hoje já sei que sou, tudo que preciso ser
Não preciso me desculpar, e nem te convencer
O mundo é radical,
Não sei onde estou indo
Só sei que não estou perdido
Aprendi a viver, um dia de cada vez,
Só por hoje
eu não vou me machucar
Só por hoje
eu não quero me esquecer
Que há algumas pouco vinte quatro horas
Quase joguei, a minha vida inteira fora.

Não não não não
Viver é uma dádiva fatal
No fim das contas, ninguém sai vivo daqui mas
Vamos com calma!
Só por hoje
eu não quero mais chorar
Só por hoje
eu não vou me destruir
Posso até, ficar triste se eu quiser
É só por hoje, ao menos isso eu aprendi.


É isso vamos viver o hoje! Bjs............

4 comentários:

  1. Esse sentimento e proprio de quem esta passando por esse momento querida. Ate os que pensam que sao fortes, se tornam tao fracos... Mas o poder de Deus se aperfeicoa na nossa fraqueza. Olhe tudo isso pelo lado bom, voce nunca mais sera a mesma, nao por medo do cancer voltar e sim porque voce foi renovada como a aguia e vai fortalecer muita gente. Tudo passa, daqui a pouco isso tudo vai passar tambem, como outras lutas que voce teve que passaram...
    so os que sabem lutar e que vencem batalhas, entao use as armas que voce tem...
    Sabe de uma coisa, minha mae me deu uma peruca, mais prefiro me ver careca, os lindos cabelos loiros nunca mais serao os mesmos, eles ficarao mais fortes, como a nossa vontade de seguir!
    Minha mae teve cancer de mama ha vinte e um anos atras, papai morria de medo de perde-la, mas ele se foi e ela ficou. Cancer, esse nome assusta mesmo, mas hoje a gripe tambem esta assustando, as catastrofes estao ai acontecendo, como voce mesmo disse, muita gente sofrendo, que nao tem condicoes de nada, nenhum amor, nenhuma forma de sobrevivencia, olhe ao seu redor e veja como voce e privilegiada, a dor e grande sim, mas voce vai vence-la mais uma vez!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina,
    é natural sentir-se assim neste momento... Muitas mulheres passam por isso! Sou presidente de um site dedicado à mulher com câncer. Dá uma entradinha lá!
    www.inana.com.br
    Grande beijo
    Equipe Inana

    ResponderExcluir
  3. Você tirou as palavras de minha boca, ou melhor, os sentimentos do meu coração. Sinto exatamente os mesmos medos, as mesmas angústias, a mesma solidão (apesar de tb nunca estar sozinha), a mesma ansiedade... mas tento pensar sempre que o tempo agora é nosso melhor amigo. Devagar a gente vai aceitando, entendendo e aprendendo mais... Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Solta essa Cristina...rsrs não doma ela nauuuummmm! E junto aproveita prá liberar bem ALTO um TAQUEOSPARIUUUUUUU...pode até não resolver nosso problema, mas faz um bem danado rsrs
    Beijuuss ILUMINADOS n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir