Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Marcadores Tumorais


Marcadores tumorais são substâncias que podem ser encontradas em quantidades acima do normal no sangue, urina e tecidos do corpo de alguns pacientes com certos tipos de câncer. Um marcador tumoral pode ser produzido pelo próprio tumor ou pelo corpo, em resposta à presença do câncer. Testes para marcadores tumorais podem ser realizados junto com outros testes ou exames de imagem para detectar alguns tipos de câncer.
Os médicos utilizam os marcadores tumorais para auxiliá-los nos seguintes casos:

Rastreamento do câncer

Se uma pessoa apresenta alto risco de desenvolver um câncer, o médico pedirá testes de alguns marcadores tumorais para rastrear o câncer, isto é, para verificar se há algum indício de que o câncer seja desenvolvido. Nestes casos, os marcadores tumorais agem como um alerta e o médico poderá saber se outros exames são necessários e quais exames deverão ser feitos. Os marcadores tumorais podem ajudar o médico a detectar o câncer em um estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores.

Diagnóstico do câncer

Não é comum o médico pedir teste de marcador tumoral para diagnosticar o câncer. A biópsia é ainda o exame mais utilizado para o diagnóstico do câncer. Por outro lado, o nível do marcador tumoral na época do diagnóstico pode ajudar o médico a prever a evolução provável do câncer. Esta informação que o marcador tumoral fornece é importante para que o médico possa definir com maior precisão a melhor forma de tratamento a ser adotada.

Monitorizar o tratamento do câncer

Basicamente esse é o uso mais comum que se faz dos marcadores tumorais. Os marcadores tumorais são regularmente dosados durante o tratamento com o objetivo de avaliar se o mesmo está funcionando e se está sendo ou não adequado. Quando um tratamento está sendo monitorizado, dizemos que se trata de um exame seriado. O médico compara esses resultados com o nível do marcador tumoral no início do tratamento. Se o câncer estiver respondendo ao tratamento, os níveis do marcador tumoral quase sempre diminuem. Se os níveis aumentam, isso pode indicar que o tratamento precisa ser modificado.

Detectar o reaparecimento do câncer

Um outro uso comum dos marcadores tumorais é para a detecção do reaparecimento do câncer. Exames de seguimento realizados regularmente podem ajudar o médico a detectar um possível retorno do câncer antes do mesmo aparecer no exame físico ou em outros tipos de exames, como: raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética. Quanto mais rapidamente a recorrência for detectada, mais fácil e eficaz será seu tratamento.

Fonte: Oncoguia

Olá amigos, achei importante postar sobre os marcadores tumorais, pois eles são mais uma ferramenta na qual os oncologista utilizam para monitorar o tratamento de quem já teve ou tem câncer.
Para alguns tipos de câncer há um marcador específico e é coletado através de sangue ou urina.
Há o ca 15-3, ca 27,29, cea, HER2/neu que são específicos para o controle de ca de mama.
Há também o PSA para câncer de próstata, CEA, ENE para câncer de pulmão e muitos outros.
O que vale lembrar é que se temos mais esse instrumento na luta contra o câncer não custa usar não é?
Eu acredito que a utilização dos marcadores seja protocolo, mas na dúvida conversem com o oncologista.
O que não podemos esquecer é que não se pode confiar apenas nos marcadores tumorais, é preciso combinar seus resultados com os exames de imagem, ressonância etc... para ter uma visão melhor da doença.
Por hoje é isso, espero que tenham gostado dessas informações.
Um abraço! Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssssss

16 comentários:

  1. Cristina,(fiquei empolgada e postei comentário no meu blog pode?) então está aí o que escrevi para você:
    Sabe o que mais gosto nos blogs? É ler os comentários das pessoas. Há uma troca incrível de amor, amizade, solidariedade, Fé, esperança, sinto a presença de Deus muiiito real neste mundo tão virtual né! E a gente se inspira nos comentários, rebate comentários, reforça os comentários, republica-os, etcetera! Meu compromisso é ficar aqui e mostrar para qq pessoa que recebeu o diagnóstico que esta doença tem tratamento e cura! Eu me sinto uma placa: EU TIVE CâNCER E ESTOU CURADA ENTÃO VC TAMBÉM PODE! Vc não sabe, mas muita gente abandona o tratamento ou nem chega a fazê-lo só de medo e quando vai já é tarde! Abraço. Marina.

    ResponderExcluir
  2. esses marcadores estão sempre grudados naquele nosso fantasminha camarada, né? bizus, querida!

    ResponderExcluir
  3. Informações muito esclarcedoras e úteis.

    Que tenhas um lindo dia e um beijo ,chica( Sempre que posatres vai lá me cutucar;;;estarei apenas respondendo pois meu filho de Londres chega dia 10 e aí já viu...São 3 anos e meio longe, sem vê-lo) Me chama que eu venho, com prazer,tá? beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. OI MINHA AMIGA SAUDADES DE VOCE, NO OUTRO DIA CONVERSEI COM A BIBIANA NO MSN E TE ADICIONEI LA TAMBEM. OLHA O MARCADOR TUMORAL PARA TRATAMENTO DE CA DE OVARIO E O CA 125, MAS COMO JA DISSE ACIMA TEM QUE HAVER UMA COMBINACAO COM RADIOGRAFIAS E EXAMES. UM BEIJAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, DEUS TE ABENCOE E GUARDE HOJE E SEMPRE. MUITA SAUDE. BJUS LUCIA

    ResponderExcluir
  5. Foi um ótimo esclarecimento. Mas voltei no tempo. E na emoção.
    Ah marcadores...

    ResponderExcluir
  6. Ótima postagem Cris.
    Que funcione sempre como um aliado.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Marcadores são para mim uma "coisa". Senão faço todo mês fico tensa e, se faço fico mais tensa com a espera dos resultados. Essa semana tem marcadores, ressonancia, mamografia, dentista, eco, etc... Na quinta tem consulta com tudo isso acho que vai ser punk. Ando sem paciência comigo.@@

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu post Cristina.
    Realmente, as pessoas não têm muito conhecimento a respeito de marcadores tumorais. Se fizéssemos exames de sangue contendo alguns deles com maior frequência, provavelmente conseguiríamos encontrar muitos tumores em estágio bem inicial e teríamos melhores prognósticos.

    Um abração!
    Vitor Finkler

    ResponderExcluir
  9. Super bem lembrado,Cris! E como já disse a Wilma: ALIADOS NOSSOS!!!
    Beijuuss iluminados n.c.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o seu comentário Cristina!
    E é bom lembrar que a partir dos 20 anos, já podemos fazer ultrassom de mama.
    Vc vai vencer!!! Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite Cristina!
    Ah! os marcadores. Para o meu tipo de Ca que FOI de ovário o marcador é o Ca125 que deve ser inferior ou igual a 35. Faço todo o mês e graças a Deus está abaixo e ASSSSSSSIM há de ficar.
    Desejo a você e aos seus, um lindo final de semana, com muito sol, risos e alegria.
    Bjs do sul já chovendo novamente. rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  12. Vim deixar um beijo e desejar uma linda semana,chica

    ResponderExcluir
  13. Eiiiii minha amada!
    Passando prá dar uma espiadinha em ti. Como andas?
    Beijuuss iluminados n.c.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cris,
    que fofa voce!!adorei o comentário do post que foi na verdade um desabafo mesmo querida.
    bjus 1000 a voce e toda sua familia

    selma

    ResponderExcluir
  15. amanhã dia 10/06/2011 será a minha apresentação do tcc e escolhi como tema monitoramento e prognóstico para câncer de mama e lendo o seu depoimento me deu mais forças para subir amanhã e arrasar..... fike com deus

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog e pela luta vitoriosa tenho 3 anos de mastectomia E e procuro viver com alegria e transmitir força para as mulheres que passam por minha vida......

    ResponderExcluir