Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Caminhar


Olá meus amigos do blog! Muitas saudades de todos vocês.
Estive ausente, pois não estava bem. Estou tentando viver, retomar a vida normal, mas não tem sido fácil.
Comecei a tomar o Tamoxifeno há um mês e tive alguns sintomas como insônia, taquicardia, muita ansiedade. Parece que estou na tpm. Sei que ele mexe com meus hormônios, então é uma avalanche de sensações.
Não voltei a trabalhar ainda, pois entrei com um pedido de readaptação e isso demora. Eu pensei muito antes de decidir se iria voltar para sala de aula ou não, mas depois vi que seria impossível voltar aquela minha vida de stress e preocupação. Enfrentar uma sala com 36, 40 alunos, não daria mais. Tem a questão do braço, por conta dos movimentos repetitivos na lousa e tem o lado emocional que para mim pesa.
Quem é professor sabe do que estou falando, hoje em dia encontramos de tudo em uma sala de aula, falta de valores, famílias desestruturadas, crianças que não tem apoio nenhum em casa, drogas etc... e nós professores querendo ou não temos que ser um pouco de tudo, pais, psicólogas, terapeutas.... vivemos a vida de nossos alunos, sofremos com eles.
Eu sempre me envolvi muito com minhas crianças, com sua fome, com sua dor, com seu abandono, com suas alegrias também, querendo solucionar seus problemas a qualquer custo.
Hoje já não dou mais conta disso, minha saúde já não é a mesma e por isso resolvi pedir a readaptação para trabalhar em outra área na escola que não seja em sala de aula.
Não quero parar de trabalhar, mas o stress que eu vivia sem dúvida não dá mais.
Mas como tudo na rede pública demora eu estou esperando que me chamem no Departamento de perícias médicas em São Paulo para que me avaliem e me concedam a readaptação e enquanto isso tenho que esperar.
Como sou muito ansiosa tem dias que fico muito irritada com toda essa burocracia. A todo momento temos que provar que tivemos câncer, que fizemos cirurgia, quimio e etc....
Fora quando encontro alguém que me diz que não tenho motivos para ficar nervosa, chateada, pois tudo já acabou e que tenho que esquecer que tive isso. Olha melhor nem responder, sabe sou humana e não robô.
Minha mama não me deixa esquecer, não só pelo visual, mas pelo incômodo que sinto nela, arde, coça e ainda dói.
Então essa semana dei uma caída sim, fiquei apática, com vontade de ficar deitada, sem falar, me dei esse direito e resolvi que só vou falar das minhas dúvidas e medos com quem realmente quer me ouvir e me entende. Nada de receitinhas prontas ou frases feitas. Tem horas que a gente precisa de colo não é?
Mas eu estou caminhando, caio e levanto e vou assim até me encontrar de novo ou aceitar essa nova Cristina, bem diferente da anterior.
Desculpe me amigos, mas esse blog serve também para que eu coloque para fora o que me aflige a alma e me faz sentir melhor, pois acho que não estou sozinha não é? Vocês já devem ter passado por isso de alguma forma.
Vou ficando por aqui e lembrando que hoje faz anos que meu querido pai partiu dessa vida, que Deus o acolha em sua infinita bondade. Muita saudades!!!!
Obrigada pelas mensagens deixadas aqui e por terem a paciência de ler o que escrevo, principalmente nesses dias de escuridão.
Um abraço! Fiquem com Deus!

32 comentários:

  1. Oi, Cristina...estou retribuindo a visita..rss
    Estou fazendo quimeoterapia, ja fiz 2, faltam 4, na 1ª meu cabelo ja começou a cair, faço a cada 21 dias, agora estou carequinha, detalhe sempre tiva cabelão....rss Qto tempo demora p/ o cabelo começar a aparecer outra vez? Tem 10 dias q passei a maquina.Estou só c/ lenço, e chapéu, ñ consigo acreditar q meu cabelo caiu....r.sss Não estou triste ao ponto de chorar, mas sonho td dia q meu cabelo ja ta no ombro...kkk só chorei no 1º dia, sei q levar td isso rindo acaba mais rapido e facil....bj Fica c/ Deus

    ResponderExcluir
  2. OLÁ CRIS!
    ENTENDO O QUE VOCÊ DIZ, REALMENTE NÃO É NADA FÁCIL,MAS DEUS ESTÁ SEMPRE AO NOSSO LADO E COMO DIZ PADRE FÁBIO DE MELO "DEUS TEM UM TEMPO PARA AGIR E PRA CURAR SÓ É PRECISO CONFIAR".
    VOCÊ VAI SUPERAR TUDO ISSO,´TODOS OS MOMENTOS DESSE TRATAMENTO É DIFÍCIL,VOCÊ VAI CONSEGUIR VENCER MAIS ESSA ETAPA. BOM DOMINGO QUE DEUS TE ABENCÕE SEMPRE. UM FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Imagino muito bem o que sentes e o que estás passando.
    Mas o bom é que assim como cais, levantas logo e depois cais novamente ...assim, a vida vai levando até que tudo se ajeite e espero que seja o quanto antes.

    Tudo de bom e que fiques o melhor possível.Um beijo,tuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cris !
    Estou bem, cada dia melhor.
    Vejo que está um pouco deprimida. É normal quando estamos diante do desconhecido.
    Vc. começou o tratamento com o Tamoxifeno... não tive reação nenhuma, já fazem 02 anos que estou tomando, nem na menopausa entrei. ( não sei se é um bom sinal ou não)
    Meu mastologista pediu para tomar o tamoxifeno original, pois as reações são menores. Se puder faça isso. (Sei que é caro, mas vc. vai ter qualidade de vida)
    No mais fique tranquila, quando passamos por isso primeira coisa que queremos evitar é o stress, pois no fundo sabemos que foi ele o desencadeador da doença. Tb passo por isso. Quando descobri a doença resolvi tudo o mais rápido possível, não quiz parar de trabalhar, mas hj. me arrependo... deveria ter dado um tempo para mim. Hj, sai do meu trabalho e estou me curtindo. E estou com dificuldade de recolocação, tb não quero me estressar mais (sou gte de loja) e tenho notado que os empregadores tem um preconceito de contratar quem já teve câncer... não querem problemas futuros....
    Mas confio em Deus e ele esta do meu lado e tb do seu ! (senão não teria nos dados outra oportunidade de vida !)
    Bom Feriado !

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, obrigado pela força que vc tá me dando, apesar de vc também estar passando por estes momentos difícies. Eu também acho que depois, a coisa não é mais a mesma, temos que desacelerar, levar uma vida mais leve, e mesmo que tenhamos as preocupações não deixar se envolver tanto e não exigir tanto de si mesmo. Se adaptar. Ainda não estou nesta fase, mas no início do ano que vem, vou também passar pela reabilitação, voltar a trabalhar e ver como tudo vai ficar.

    Desejo muita força para você e que Deus ilumine sua vida e te dê forças para sempre encontrar as melhores saídas.

    ResponderExcluir
  6. Se eu tivesse perto de você te daria um abraço forte assim sem dizer nada, só pra você se sentir acolhida.

    Esse problema do câncer no seio é algo que mexe demais comigo, e nunca passei pela situação, mas sinto que deve ser difícil demais.

    Olha, eu sinto esse efeito que voce sente com o Tamoxifeno, com várias medicações. Tenho pavor de tomar uma nova medicação com medo de sentir isso e não passa com o tempo só aumenta e eu tenho que suspender a medicação, já perdi a conta das caixas de remédios cheias que tive que doar, porque me recuso jogar fora.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo, Cristina, você tem mais é que desabafar. Diz o ditado popular que 'pimenta nos olhos dos outros é refresco'... não é? Acho prematuro também você voltar à sala de aula, principalmente porque este coração amoroso deve evitar, por enquanto, se condoer ainda mais com os problemas de seus queridos alunos. Tem que dar um tempo mesmo. Você ainda está digerindo muita coisa. E esta tal da burocracia é um saco mesmo: passei por tudo isso e imagine que eu tenho um plano de saúde, mas a ganância é grande. Acho que no momento seria bom para você arranjar uma atividade bacana, que te dê o máximo de prazer, para não ficar com o foco na doença, que já dá canseira por ela mesma, poruqe o tratamento é looooongo. É o momento de você recomeçar a viver, porque você está VIVA! Difícil? Muito! Vá aos pouquinhos, mas vá! Estou torcendo e rezando por você nas minhas preces diárias. Sei que é uma mulher de fé e vai superar tudo. Sem pressa, no seu ritmo, como foi comigo. Amamos você e queremos te ver cada vez melhor! Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  8. Visite já o blogue do projecto “Diário de Coragem”: www.diariodecoragem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cris!

    Entendo-te tão bem (também sou professora e estou de regresso ao trabalho depois do cancro e ainda em depressão) que podia ter sido eu a escrever o teu texto. Igualzinho. Só não tenho tantos alunos por turma.
    Estou do teu lado, também eu queria fazer outra coisa na escola, mas aqui em Portugal não há possibilidade. No ensino, anda tudo muito confuso, já nem se percebe quem é que manda e o que é que manda em cada escola ou agrupamento de escolas, não há lei que proteja os doentes oncológicos no seu regresso ao serviço e também não há sensibilidade das direcções, porque a verdade é que só entende quem teve ou tem cancro quem passou ou passa pelo mesmo... É uma crueldade termos uma percentagem de incapacidade de 60%, atribuída por uma junta médica, mas isso só se reflectir num menor desconto no IRS, pois a nível de trabalho é para cumprir a 100%, como os outros... E se não conseguirmos, temos de ficar de baixa e afundarmo-nos em depressão, por as nossas capacidades já não serem as mesmas e não nos permitirem um regresso gradual em termos de quantidade de trabalho.

    um beijo grande
    e boa sorte nessa alternativa de trabalho

    ResponderExcluir
  10. Cris !!! Amada...isso mesmo, permita-se, não somos robos! Se temos dias ruins, bons ou mais ou menos, que não os tem? Isso nem de longe quer dizer que somos mal agradecidas, ou deixamos de "Celebrar a Vida!!".
    Somos seres humanos, dias amados dias odiados, felizes e tristes, animados e desanimados!
    Observe a natureza?! Tem dia de Sol ,dia de chuva...ventanias e calmarias, dia cinza.. dia agradavel..dia abafado!!
    Deus é sábio na sua grandeza!!
    Beijos amiga!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Voltar a trabalhar? Acho que deverias pensar mais.... Às vezes uma licença maior ajudaria na tua recuperação muito mais, do que esquecer-se no trabalho. Este momento é só seu, é de cada um ou uma que passa por isso. Respeito e muito respeito deve ser a lei a qual devemos obedecer. Respieito a o nosso corpo, a nossa cabeça e a nossa recuperação.
    Seu oncologista clínico pode sugerir como continuar em licença,especialmente tomando medicação tão forte e com tantos efeitos colaterais. Pense. Quem sabe no ano que vem, quem sabe.....
    Bjs, muitos beijos.

    ResponderExcluir
  12. Cris, Vera do sullll é sabia. Vc está lembrada de qd contei que ia a um casamento?
    Sabe o que mais ouvi lá? NOSSA NEM PARECE QUE VC ESTÁ TÃO DOENTE! ou QUE TEM CÂNCER VC ESTÁ OTIMA!
    Ótima está sua mãe! Ando assim bem p... da vida.
    É melhor a pessoa calar bem a boca antes de fazer alguns comentários.
    Primeiro que preciso ter cara de câncer?
    Acho que estou com dezembrite(efeitos colaterais de final de ano), ando brava com quase tudo, inclusive com pessoas que teimam que nós pacientes estamos deprimidas, como assim? Não temos o direito de ficar dois dias de pijama e sem atender o telefone?
    Cris, seja amorosa com vc qd conseguir, eu tenho tentado.
    beijo, abraços e um pedaço de queijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga, é assim mesmo, igual a receita de pudim de mel com jiló, mas saiba que em tudo isso somos mais que vencedores. Me imagine só, tive um ca de ovário estagio 1 c, e derepente ele aparece de novo! O tratamento que fiz durante 4 meses de nada valeu, começo outro tratamento parece que dessa vez o cabelo não cai, os efeitos são menores, mas aquilo que parecia facil, não foi, nova cirurgia e etc..., mas sabe de uma coisa Deus é tremendo, e quando Ele opera ninguém pode impedir. Ficamos tristes sim , as vezes vem o medo, mas quando lembramos que amamos a Deus é que Ele é rico em misericordias, a calmaria chega. Voce é uma vencedora Cris, logo, logo, o seu pudim vai ficar no ponto!!!
    Um beijo de sua amiga, Deus te abençoe e guarde Lucia

    ResponderExcluir
  14. Eu é que agradeço Cristina a partilha e o comentário deixado no meu blogue!
    Quero assistir à tua vitória...
    Beijinhos cheios de luz*

    ResponderExcluir
  15. Cris, amada!
    Quantos novos amigos por aqui hein? Isso não é maravilhoso? Não sou professora, mas sou brasileira e tenho muitos amigos professores...então, entendo perfeitamente cada linha que escreveu. Quanto a "deprê" temos o direito, né não? Independente de estarmos ou não passando por uma doença. Quem e onde está dito que temos que estar o tempo todo, todo o tempo felizes, sorrindo, lindas, leves e soltas????rsrs Reserve-se (como eu faço) o direito de um TAQUEOSPARIU ou dependurar uma plaquinha na porta do quarto (aqui em casa o "povo" já sabe: plaquinha dependurada de um determinado lado... nem chegam perto rsrs)"FAVOR NÃO INCOMODAR" de um lado ou "CARECENDO DE SER MIMADA" do outro rsrs. Peça mesmo, visse? E prá ajudar a reanimá-la um tiquim só, envio meus
    Beijuusss recheados de LUZ n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com
    P.S.: sabe a palavra que saiu prá verificação aqui: FODES!rsrs

    ResponderExcluir
  16. OBRIGADA CRIS!!!!!!!!
    UMA ÓTIMA SEMANA PRA VOCÊ.
    BJS.

    ResponderExcluir
  17. Entendo bem do que vc está falando. Da falta de valores nas salas de aulas, de uma nova pessoa e de caminhar. Um passinho pequeno, mas sempre para frente. Um na frente do outro.
    Um beijo e vamos embora.

    ResponderExcluir
  18. Cristina, querida!
    Entendo muito bem tudo o que falas... até mesmo no ensino superior nos deparamos com algumas situações bem lamentáveis...
    O IMPORTANTE é você se respeitar! Se ouça, se escute... RESPIRE...fundo e muuuuuuuuuito!! Não te apressa, não te martiriza... respira e vive um dia depois do outro...passinhos de formiguinha e sempre em frente, amada! Já caminhaste muito e bastante... tenha ORGULHO de você porque és uma guerreira!
    Beijos com amor,
    Sa

    ResponderExcluir
  19. Oi Cris,

    Entendo você, como entendo...
    O importante de tudo isto é você desabafar e saber que realmente tens muitos amigos mesmo sendo virtuais para lhe acolher.
    Sumi de novo, rsrsr e voltei para deixar meu abraço de urso com um beijo bem gostoso e pra falar que você jamais ficará sozinha.

    Amo você.

    Beijos enormes
    Virna Soledade
    www.superandocancerdemama-virna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Estou contigo,junta a minha à tua força...
    Beijinhos de esperança*

    ResponderExcluir
  21. Oi Cris,

    Flor, não estou tão bem como gostaria.
    O meu seio está inflamado com secreção, amanhã vou fazer ultrasson e mamografia para dia 25/11 o Dr André analisar. Falei com ele hoje que já me medicou e também já me falou que se for algo ,que pode ser, vamos resolver com a mastectomia.
    De resto como sempre, estou lutando, porém muito preocupada.
    Cris, qualquer coisa vou enviar um email, ok?

    Obrigada amada por fazer parte da minha vida.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  22. Oi Cris
    Como eu a entendo!
    Fez três anos que me apareceu o cancer e ainda tenho muitos dias que me sinto assim.
    Não voltamos a ser as mesmas.
    Cris tem todo o direito de desabafar.

    Beijos.

    Amiga no dia 1o também fez anos que o meu pai partiu.
    Que saudade.

    ResponderExcluir
  23. Hoje sexta. Passei para deixar meu abraço apertado como diz a Ro e minha fé que vc já está melhor.
    O importante são os comprimidos e gotas mágicas fazerem efeito. Firme querida.

    ResponderExcluir
  24. Oi,amiga!
    Não se irrite com algumas pessoas q não sabem ouvir,pense naquelas q te ouve,dá atenção e colinho e ore para as outras q não se colocam no lugar do outro,q só enxergam o próprio umbigo...elas ainda não descobriram o bem q nos faz "servir".Você tem muitos amigos,deixe os outros de lado,com sua vidinha medíocre.Também me irrito com pessoas q só esperam vc falar,só te ouvem,porque sabem q em seguida é a vez dela...bjokinhas

    ResponderExcluir
  25. Oi Amiga Querida
    Que bom que você voltou...adoro ler tudo que vc escreve, tem muito coração em cada palavra sua.
    Chute o balde sim, ria e chore quando quiser e saiba que meu ombro estará sempre aqui, disponível prá você e tem mais...mande essas pessoas as favas...rsrsrsrsr, pra não dizer pior.
    Logo logo você estará conosco e já sei até onde ...aguarde.
    Super beijos
    Não nos deixe sem sua palavras, elas fazem um bem danado.

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda vou estou na batalha e ja nao quero voltar ao stress que tinha. Qd isto acabar nao sei o que fazer, mas sei que Deus vai indicar-me o caminho.

    Um grande abraço cheio de fe no futuro!

    ResponderExcluir
  27. Minha querida, aguenta firme que o pior já passou.Como eu te disse, nada é ruim pra sempre.
    Continua confiando em Deus que a "força dele" será a sua força.
    Não se esqueça que à sua volta tá cheio de gente que te ama e que compreende a sua dor.
    Tudo vai dar certo!!!!
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  28. Adorei teu comentário e carinho.Uma semana especial pra ti!beijos,chica

    ResponderExcluir
  29. Oi Cristina,
    Infelizmente o que acontece(eu) com vc, este descaso, acontece com muita gente. Eu ouvi absurdos do tipo: Fulano trabalhou durante a quimio por que vc não? Para de falar em câncer, isso já passou; por que vc não aproveita o câncer e compra carrão mais barato? Por que vc não aposenta? É mole? Isto também vai passar, apenas não dê valor a este tipo de gente, valorize quem te ama, é amigo, oferece um ombro. Como diz Mário Quintana" Eles passarão, eu passarinho". Fica com Deus! Conte com o apoio desta linda família virtual que somos nós! Bj. Marina

    ResponderExcluir
  30. Cristina, amada!!
    Como está você??
    Manda notícias!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  31. Olá, passei pelo mesmo e tenho a mesa idade, mesma profissão ... e sintomas...apesar de ter recusado tamoxifeno... A rádio foi horrível e vai fazer um ano e as dores ainda persistem... assim como altos e baixos de humor... penso em mudar de escola, para ter uma página nova. Não que me tratassem mal na escola onde estava, mas todos sabem.... e embora sei que me respeitam... eu quero é esquecer... embora as "marcas" físicas não deixem... Um dia quem sabe. Sei só que isolei-me muito, para mais que não se pode andar ao sol enttre outras coisas... Que venham dias melhores para si, para mim e todos... Beijinhos

    ResponderExcluir