Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Finados


A festa de todos os santos e a comemoração dos fiéis defuntos têm algo em comum e por este motivo foram colocadas uma logo após a outra. Inclusive a passagem evangélica é a mesma, a página das bem-aventuranças. Ambas as celebrações nos falam do mais além. Se não crêssemos em uma vida depois da morte, não valeria a pena celebrar a festa dos santos e menos ainda visitar o cemitério. A quem visitaríamos ou por que acenderíamos uma vela ou levaríamos uma flor?
Portanto, tudo neste dia nos convida a uma sábia reflexão: “Ensina-nos a contar nossos dias – diz um salmo – e alcançaremos a sabedoria do coração”. “Vivemos como as folhas da árvore no outono” (G. Ungaretti). A árvore na primavera volta a florescer, mas com outras folhas; o mundo continuará depois de nós, mas com outros habitantes. As folhas não têm uma segunda vida, apodrecem onde caem. O mesmo acontece a nós? Aqui termina a analogia. Jesus prometeu: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem vive e crê em mim, ainda que morra viverá”. É o grande desafio da fé, não só dos cristãos, mas também dos judeus e dos muçulmanos, de todos os que crêem em um Deus pessoal.

Fonte: Bíblia Católica News

Ontem amigos foi o dia de todos os santos e hoje finados, celebrações estas que nos fazem refletir no além dessa vida, na vida eterna, propriamente dito.
Todas as religiões acreditam em uma outra vida, numa vida plena, sem sofrimentos.
Eu confesso à vocês que eu acredito sim nessa vida, acredito nas palavras do evangelho onde Jesus nos fala que o Pai nos preparou muitas moradas. Mas também sei que para se chegar lá iremos morrer para esse mundo e é isso que muitas vezes nos assusta, o medo da morte, da finitude.
Mas o desafio da fé é este: acreditar no que não vemos. Ele nos prometeu uma nova vida, sem lágrimas, sem dor, sem luto. Uma vida de paz! E o melhor em um lugar onde todos conviverão em paz, apesar das diferenças.Para muitos utopia, para outros o que impulsiona a viver, saber que um dia seremos imortais.
Finados é dia também de muita saudade, saudade daqueles que passaram por nossas vidas e deixaram suas marcas, impossível não lembrar não é?
Eu sou suspeita para falar, pois lembro dos meus todos os dias e ainda tenho muito que aprender, pois a saudade é algo que dói.
Já fui ao cemitério levar flores ao túmulo de minha família e fazer minhas preces por eles. Sempre que posso vou até lá levar flores, tem pessoas que não gostam, para mim é um lugar de paz.
Para continuar seguindo sem os que amo e que já partiram, tento sempre pensar que estão com Deus, num lugar bonito, com muitas flores e paz, e que intercedem por nós.
Eles já conseguem ver além, seus espíritos não estão limitados como os nossos e por isso compreendem o amor infinito do Pai, ágape.
Façamos então nossas preces por todos eles, confiantes, pois quem amou aqui com certeza se reencontrará no infinito.
Um abraço à todos! Fiquem com Deus!

8 comentários:

  1. Cristina, muito oportuna a sua homenagem e muito bem lembradas as passagens bíblicas que nos falam da vida eterna, a vida verdadeira. Como sou espírita cristã, lembrei-me de um capítulo do Evangelho segundo o Espiritismo entitulado 'Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo', que cita as palavras de Jesus a Nicodemos: "Em verdade , em verdade vos digo: Se um homem não renascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é da carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não vos espanteis do que eu vos disse, que é preciso que nasçais de novo. O Espírito sopra onde quer, e ouvis sua voz, mas não sabeis de onde ele vem e para onde ele vai. Ocorre o mesmo com todo o homem que é nascido do Espírito." A morte é uma ilusão, que nós ainda não estamos bem preparados para aceitar; mas aquele que crê, sabe que a vida não termina aqui. Encerra-se a vida corporal e voltamos ao verdadeiro lar, que é o mundo espiritual. Isso é uma mensagem de fé e esperança, para nós e para aqueles que nos esperam do outro lado.
    Um beijo carinhoso para você. Que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão trouxeste,Cristina! Que bom que já fostes ao cemitério...

    Eu, desde que meu pai faleceu e o deixei na Itália, não mais consigo ir ao cemitério, não me faz bem.

    E fui anos, anos e muitos anos senpre...

    Hoje Faço homenagens em pensamentos e com a saudade em mim...Um lindo dia, tudo de bom.
    Aqui um sol maravilhoso,mas um gelado ventinho...beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Lindo Cris é isso aí só Deus é nossa base forte.

    ResponderExcluir
  4. Sempre difícil continuar sem aqueles que a gente ama. Mas reparou que Deus vai colocando pessoas novas que -não substituem - mas dão fôlego novo?
    Filhos, amores e fé e mais fé.

    ResponderExcluir
  5. Cris, querida!
    Obrigada pelo carinho e pela amizade! Tudo é muito importante!
    Espero teu e-mail!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Cris.
    Me perdoe a ausência, já te passei as respostas, veja na sua caixa postal.
    Um Beijo.
    E obrigada pelo puxão de orelha.
    Wilma

    ResponderExcluir
  7. linda a reflexão Cris,
    obrigada pelo comentário, estamos todas jabolane(gordinhas)mas logo logo estaremos em forma. me manda seu email ok.eu tb nao posso tomar sol mas posso ficar bonitinha debaixo da barraca ou quiosque. bjus

    ResponderExcluir