Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Prevenção



Essa semana encontrei uma senhora em tratamento de câncer de mama. Começamos a conversar sobre a doença e fiquei assustada ao ouvir dela que desde que teve seu filho há 25 anos nunca mais fez uma consulta ao ginecologista.
Sempre achou que o cancer poderia acometer a outras pessoas, nunca sentiu nada, tinha muita saúde. Também não deu atenção as campanhas na tv sobre auto exame das mamas, a vida para ela corria naturalmente, criava os filhos e não pensava nisso.
Disse que não tinha hábitos de ficar observando seu corpo.
Mas um dia começou a ter dores no braço, a qualquer esforço doía muito, consultou alguns médicos e o diagnóstico foi bursite, remédios e nada de melhorar, até que ela notou algo volumoso em sua mama. Mas ainda assim achou que poderia ser ingua devido a bursite.... vejam só isso...
Até que por insistência de um dos filhos resolveu ir em um clínico geral e comentou com ele a dor no braço, bursite e o volume no seio. Então ao examiná-la ele pediu que ela procurasse um mastologista e aí a ficha dela caiu.
Fez os exames e o nódulo era grande, primeiro teve que fazer quimio para diminuir o tamanho do nódulo, só depois fez a mastectomia, fez quimio novamente e está fazendo radio.
Hoje ela tem uma outra visão de tudo isso, sofreu muito e sabe que tivesse feito prevenção talvez não passasse por tudo isso.
Agora ela me diz que faz campanha para todas as amigas de se auto examinar, de ir ao ginecologista, fazer mamografia e não se descuidar.
Fiquei feliz em saber que apesar do sofrimento ela ainda teve chance de poder fazer o tratamento, muitas não tem, descobrem tarde demais ou tem uma sobrevida pequena.
Eu sempre fiz prevenção, todo ano e de um ano para o outro tive microcalcificações heterogêneas, as quais optei junto com o médico ano passado retirar, mas como elas são muito pequenas tem que se agulhar para o cirurgião retirar, por falta de sorte ou sei lá o que, o médico da clínica habituado a fazer isso e muito competente saiu de férias e não me foi avisado. Então lá estou eu, com o centro cirúrgico esperando, e faço o agulhamento com uma médica da clínica que nem conhecia, um sofrimento para achar as micro por serem num lugar difícil, ela me agulha somente uma. Falo para ela que são várias e ela me diz que por essa o médico retira as outras.
Vocês concordam que a médica é ela? Se é assim então vamos lá!
Fui para o hospital e fiz a cirurgia, conclusão: o médico só tirou uma, as outras não dá para achar sem agulhar, Legal essa médica não é? Sabe o que faz não?
Resulatdo: Benigno! Ótimo! Mas o que fazer com as que ficaram? Monitorar, eram muito pequenas. Isso foi em novembro.
Quando foi esse ano em março vou fazer a mamografia para monitorar e daí já era, elas cresceram e formaram um nódulo e também já tinha outro agrupamento no peitoral. Fiz biópsia e o resultado carcinoma invasivo III.
Por isso muita atenção é pouco. Temos que estar sempre de olho e nos informar, informação nunca é demais!
E tem mais, geralmente não se tem sintoma nenhum, eu só descobri através da mamografia, por isso a importância de se fazer anualmente.
Não fosse eu fazer a mamografia eu talvez não estivesse aqui para contar isso à vocês.
Mas o que importa é que descobri a tempo, passei por muito sofrimento, mas estou firme, fazendo o tratamento proposto pela minha querida médica Dr. Cristiane, sei também que terei um longo caminho, o tratamento não acaba, sempre terei que passar em consulta para controle, nos próximos 5 anos será de 6 em 6 meses.
Fico tranquila em ter a equipe do IOV cuidando tão bem de mim!
No momento estou fazendo a radio, a mama está uma coisa de queimada e escura, mas faltam poucas sessões para terminar, hoje passei em consulta com a Dr. Graziela e ela me passou uma pomada.
Enfim, prevenção só faz bem e como diz o velho ditado: " Melhor prevenir que remediar".
Um abraço à todos! Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssss

11 comentários:

  1. Querida Cristina!
    É um grande sofrimento,mas temos a consciência de que não fomos "relaxadas", fazíamos tudo para conservar a nossa saúde. Eu da mesma forma exames anuais, e controle pq fazia uso da reposição hormonal, que me deixava muito bem, ótima. Quando isto acontece, me parece ser uma fatalidade, era para ser, não achas? Mas graça a Deus estamos indo bem e nos tornamos pessoas melhores, mais conscientes ainda, e divulgando e auxiliando nas campanhas.
    Tenha uma linda noite e aos poucos toda esta pele será renovada e ficará bonita outra vez.
    Fique bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. LIndo depoimento e alerta.Precisamos tomar cuidado,mesmo! um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Vera e Chica

    Obrigada pela visita e carinho de sempre, adoro quando vcs passam por aqui! Bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. o meu caroço do lado do bico era um cisto sebáceo, segundo os exames. nenhum médico faz biópsia num cisto de 0,3. 8 meses depois ele era um nódulo, tinha 0,9 e tinha mandado metástase pra axila. Cisto não se transforma em nódulo. Se tivessem feito biópsia qdo ele tinha 0,3, eu não teria esvaziado a axila nem feito quimio. Coisas da vida e vamo que vamo, né?

    ResponderExcluir
  5. Só nós que passamos pelo Inesperado entendemos este sofrimento. Só nós.
    E como lamento que existem muitas pessoas por aí que -como esta senhora - não ligam para nada.
    Que pena.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Cristina!
    Que a paz de Cristo esteja em teu coração hoje e sempre! Li seu recado no meu blog. Obrigada por me visitar. Achei o seu também ótimo!
    É colega, só Jesus mesmo para nos dar a força para atravessar pelo vale da sombra da morte e sairmos inteirinhas e mais fortes... e por que não dizer, mais lindas? Deus pode todas as coisas. Fé Nele, moça! Tudo vai dar certo. bjo grande.

    ResponderExcluir
  7. ahhh... vou postar seu link no meu blog, pode? Se quiser também pode postar o meu, tá? bjo dinovu da mineirinha... que já foi verde, careca e etc e tal.

    ResponderExcluir
  8. Axo q todo mundo tem medo da verdade...
    É a vida, precisamos ser muito fortes pra lidar com todo tipo de notícias... boas ou ruins.
    Bjs, ah seu blog é muito lindo.

    ResponderExcluir
  9. Cristina, esta terminando as suas radios, que bom!!! A gente acha que a pedra só acerta a vidraça do vizinho, não é?
    Tenho 32 anos, na minha idade o exame mais indicado é o ultrassom, pois na mamografia não foi possível visualizar o nodulo, pois a mama ainda é muito densa.
    Um grande bjo e fk sempre com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Que coisa hein?! Tanto dessa mulher que nunca foi a médico, quanto do seu caso que foi e não houve um diagonóstico correto!

    Tenho muito medo de câncer! Nossa, mais do que da própria morte!

    Obrigada pela visita!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. estou feliz porque temos vc para falar,minha filha liliam de 40 anos esta passando uma faze ruim,ficou sabendo que tem cancer de mama,a 2 meses,depois de tds os sexames e etc e tal,os medicos acharan por bem,fazer quimio pra depois operar,estamos sofrendo td a familia,porem confiantes em desu,um abraço TODAS.

    ResponderExcluir