Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Será utopia?


Olá amigos! Hoje quero falar de um assunto que anda causando muitas discussões, o tratamento do ex presidente Lula. Algumas pessoas pedem que ele faça seu tratamento pelo SUS, pois ninguém consegue descobrir um câncer no sábado e fazer quimio na segunda e ainda na terça fazer um exame de alto custo chamado Pet scan.
Ainda mais que ele falou que o SUS é ótimo. Sabe amigos a realidade de um tratamento no SUS não é fácil não. Conheci muitas pessoas que não tiveram um tratamento digno, esperaram por muito tempo para conseguir uma consulta, depois a demora nos exames, cirurgia, quando chega a passar ou fazer a cirurgia o tumor já triplicou de tamanho, fazendo sua chance de cura diminuir muito.
Já escutei relatos de médicos que me disseram sentir impotentes, pois o tempo é um fator que compromete o tratamento, não se pode ficar esperando... e a doença avançando sem dó e nem piedade.
Então aqueles que sofrem tudo isso e que muitas vezes perderam seus entes queridos ficam indignados com tanta rapidez no tratamento do Lula.
A realidade da maioria não é essa mesmo, nem medicamentos tem e medicamentos que sem o paciente tomar coloca sua vida em risco.
Não desejo mal algum ao ex presidente, torço para que ele fique curado, que tenha um ótimo tratamento.
Mas torço, rezo por meus outros irmãos que sofrem tanto, injustiçados, que pagaram a vida toda seus impostos e não tem direito a um tratamento desses que melhora em muito sua chance de cura.
O assunto é polêmico, envolve muitas coisas e fica mais claro ainda a desigualdade social que vivemos e quando essa permeia a sobrevivência aí fica difícil de entender não é?
Quem sabe com toda essa discussão sobre a doença do Lula nossos governantes não comecem a pensar mais nesse assunto: saúde pública que é uma calamidade e ninguém parece ver.
Com a educação é a mesma coisa, todo político deveria colocar seus filhos em escola pública eles falam que investem tanto, então...pois é...rs..
A gente brinca, mas é muito sério, já acostumamos a ver nos noticiários coisas absurdas, gente perdendo a vida por falta de atendimento, médicos, medicamentos etc...e nada acontece, a vida está banalizada, não tem valor.
Desculpe o desabafo, mas fico indignada em saber que existe muitos tratamentos para que o paciente fique curado, mas que não é acessível porque ele não pode pagar, veja bem não estamos falando de carro novo, de mansão, de uma vida de luxo, estamos falando de sobreviver, direito a que todos tem, a constituição não diz que somos iguais?
Bem minha opinião é essa, quero muito que o ex presidente fique curado, mas quero esse direito de ter acesso a um tratamento digno a todos. Ou será isso utopia?
Fiquem com Deus! Um abraço!

20 comentários:

  1. Querida,
    Preste atencao. O inimigo veio para matar roubar e destruir, e ele usa justamente pessoas que podem fazer pelo povo que Deus ama e nao o faz. So tem um detalhe, se a mao de Deus tocar, essa pessoa fica curada, com Sus, sem Sus, ou seja como for. Entendo que o povo precisa ter sua dignidade restaurada sim, mas se esse mesmo povo clamasse e chamasse pelo nome Santo de Jesus, pra te falar a verdade, as doencas do egito nao as alcancariam. O presidente Lula pode fazer tudo isso, mas se ele nao se dobrar diante do todo poderoso, nao tem medico que de jeito. Nossa vida esta no controle de Deus. bjus abencoados!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!!!

    Passando pra dizer que já estava com saudades das suas postagens...um abraço e um bjão pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  3. OLá!
    Disseste bem será uma UTOPIA?
    Eu te respondo ... será SIM enquanto neste país a corrupção permear especialmente na área da saúde, enquanto nossos impostos servireem para os elevados salários do Legislativo e Judiciário...
    Enquanto, os pesados tributos que pagamos não ficarem no Municipio...
    Enquanto, os brasileiro não tiverem educação, cidadania e respeito pelos bens públicos e só pensarem em "copa do mundo", "olímpíadas", num país (sem condições ) e que para aparecer fará tudo custando o quádruplo...
    Será utopia SIM.
    Os conscientes sabem que isto é verdade, mas são a minoria.
    Tratamento igual ao do ex presidente para TODOS os pacientes com doenças graves, JÁ.
    Vc desabafou lá e eu aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bravo, Cris! Tratamento digno para TODOS! Vamos nivelar POR CIMA! Não vai adiantar ficar desejando o pior para o Lula, mandando-o tratar-se no SUS, porque isso nós todos sabemos que ele não fará. Ficar mostrando fotos dele careca e sem barba faz parecer que ele é o único a passar por esses contratempos, o que também não é verdade. Milhares estão por aí, lutando com as forças e os recursos que têm contra essa doença horrorosa, sem fazer charme na mídia. Por outro lado, você afirma que a saúde no Brasil está doente e ninguém vê. Sabe por quê ninguém vê? Porque o governo vem se preocupando em 'distribuir renda' (na verdade, tirando da classe média para dar às classes C, D, E, através do aumento do salário mínimo, porque das grandes fortunas é que não é). E não respalda esse 'enriquecimento' das classes mais desfavorecidas com educação e saúde de qualidade. Aí vira um carnaval de consumo desenfreado e os serviços essenciais o Estado não presta. Há muito que no Brasil quem trabalha é punido sem dó nem piedade em benefício de uma minoria egoísta e corrupta, cheia de privilégios. Pronto, falei! Fico indignada! Beijos, Angela

    ResponderExcluir
  5. Cris, eu gostaria tanto de vê-lo, pegando uma van da prefeitura, as 04:00 da matina subindo a serra a milhão todos os santos dias indo para a sua cidade São José dos Campos.
    Mas quando eu falo isso, levo um puxão de orelha, porque dizem que assim eu nivelo as coisas por baixo.
    Mas, isso não é ironia, o dia que nossos políticos e pessoas da mídia sentirem o que é receber esse tratamento como única opção as coisas começariam a mudar com certeza.
    Claro que existem Centros de Excelência no próprio SUS, mas esses também estão superlotados.
    O fato é político, é de saúde pública, e é um dever nosso como cidadã, que paga impostos cobrarmos os nossos direitos.
    Quem sabe um dia somos atendidos.
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bela postagem Cris, você e amiga Wilma lavaram minha alma estão certissímas, eu tenho certeza que ele irá vencer esta luta também.
    Beijos da Sol

    ResponderExcluir
  7. Amiga, você é uma pessoa abençoada e com certeza ainda virão muitos seguidores, tem uma história fantástica e que motiva a esperança, a luta. Me espelho muito m você, mais ainda em dias tão terríveis quanto passeis esses últimos, vejo o quanto você fá é vitoriosa e ainda continua firme, já é mais que vencedora, a sua cura é real e simplesmente consequência da sua fé e força. Obrigada por tudo e a vitória já é nossa!
    Bjus minha linda
    Cris

    ResponderExcluir
  8. Faça as suas as minhas palavras amiga, queria muito creditar que não é apenas utopia, postei um texto a respeito e estou indignada assim como você e nossas amigas, não pelo tratamento do ex presidente, mas pela evidência da desigualdade e privilégio que essa cúpula exerce. Apenas quem tem poder e dinheiro merecem viver ou ter tratamento digno? No caso específico, que privilégio viu? Que pena que nosso sitema não desprende um tratamento, ao menos de classe C aos nossos irmãos que morrem nas filas do SUS, sem direito as vezes a uma consulta. É uma vergonha...Bjus
    Cris

    ResponderExcluir
  9. Muito bom seu post! Concordo contigo, desejo que o Lula se recupere, mas seria muito bom que o governo oferecesse hospitais que desse tratamento e o cuidasse com o mínimo de dignidade as pessoas que se encontram nessa situação.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. No dia 02 de novembro fiz o seguinte comentário num outro blogue:
    Então tá. Não iria comentar, até pq já tô cansada desse dizquimidisse quando, pra mim, o importante é a luta pela VIDA...seja ela de quem for! Mas, vamos lá: no andar do SUS, uma pessoa que teve dor de ouvido e sentiu algo esquisito na garganta leva uns trinta dias para ser examinada corretamente, outros 76, na média, para começar um tratamento quimioterápico, 113 dias se precisar radioterapia. No andar do paciente em questão, é possível chegar-se ao diagnóstico numa sexta-feira e à quimio na segunda. A conta fica algo em torno de 50 mil reais. No Sírio, a atual presidente, recebeu uma droga que não era oferecida à patuleia do SUS. Deve-se a Dilma a inclusão do rituximab na lista de medicamentos da saúde pública. Os "companheiros" descobriram as virtudes da medicina privada, mas, em nove anos de poder, pouco fizeram pelos pacientes da rede pública. Melhoraram o acesso aos diagnósticos (é fato), mas os tratamentos continuam arruinados. Fora isso, alteraram o nome do Instituto Nacional do Câncer, acrescentando-lhe uma homenagem a José Alencar, que lá nunca pôs os pés! A luta de José de Alencar contra o "insidioso mal" serviu pra retirar o estigma da doença. Se o câncer de Lula servir para responsabilizar burocratas que compram mamógrafos e não os desencaixotam (as comissões vêm por fora) e médicos que não comparecem ao local de trabalho, as filas do SUS poderão diminuir. Lula soube, sabe, cuidar de si. Delirou ao tratar da saúde dos outros quando, em 2006, disse que "o Brasil não está longe de atingir a perfeição no tratamento de saúde". Está precisamente a 33 quilômetros, a distância entre seu apartamento de São Bernardo e o Sírio. E com tudo que disse, espero, verdadeiramente, que ele vença essa doença maledita...como todos os brasileiros que lutam por um tratamento digno!"
    É isso Cris...e mais o que Wilma, Angelinha e você escreveram. E temos dito!
    Beijuuss n.a.
    P.S: pq será que o bigode ele não tirou???

    ResponderExcluir
  11. Bravo!Bravo! Cris, meu Deus...Eu me sentia a própria voz q clama no deserto. Penso exatamente igual à vc. Não queria, nem que o ex-presidente, nem ninguem passe pela experiencia de ter câncer, mais já falo desde à epoca da morte do saudoso José de Alencar, que a imprensa começou a chamar de heroi, que nós "João da Silva" do Brasil, também queremos ser heróis e vencer essa peste dessa doença, porém como iremos ter chance? Eles vão para essa guerra, armados de bazuca, e nós de canivetes!!! Então quem são os heróis??? Hoje o diario catarinense traz uma reportagem, leia aqui http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3565907.xml&template=3898.dwt&edition=18390&section=213 , em que a médica onco-hematologista Ires Massaut fala das consequencias positivas para os pacientes de linfoma o fato de a "presidenta" ter sido acometida desse tipo de cancer. Então, no fim das contas, infelizmente, o governo só funciona assim... quando pega no "tranco".
    Fora isso, assino embaixo de cada comentário postado até aqui, pois revelam lucidez e coerencia nos argumentos.
    Forte abraço Cris

    ResponderExcluir
  12. Oiii amiga querida!! Como andam as coisas por aí?? Espero que esteja tdo bem...
    Entendo seu sentimento, e tu tens razão. Todos merecem serem tratados com urgência em nome da vida e com amor.
    Passando para deixar um carinho! Fica com Deus.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Oi Cristina
    Que bom te conhecer!
    Obrigada pela força!!!!

    Eu também fiquei meio chateada com a forma como foi colocado o tratamento do Lula.

    Torço muito por ele, mas acho que foi injusto(até meio cruel) a forma como foi colocada a rapidez no tratamento dele, ainda mais que eu me trato pelo SUS e sei a luta que é!

    Bom, mostra a realidade: Quem tem dinheiro e pretigio tem o melhor, quem depende do SUS, bom, fica na dependência ne!

    E como dizia numa critica que li: Parabéns ao Lula pelo seu tratamento! Desejo-lhe uma rápida recuperação. E também desejo que essa seja a eficiência do Sistema Único de Saúde no Brasil!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Cristina querida! Em primeiro lugar quero agradecer suas palavras de carinho e conforto. Foram indispensáveis para que eu pudesse continuar a jornada.

    Quanto a doença do Lula e toda adiscussão referente, só espero duas coisas. Que ele se cure e que a doença dele sirva para que se remodele o tipo de atenção dado aos pacientes no sistema único de saúde.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. ÓLA MINHA AMIGA CRISTINA QUANTO TEMPO HEM?
    VIM FAZER UMA VISITA SABER DE VOCE
    MINHA AMIGA NSEI QUE NÃO É FACIL DEPENDER DO SUS
    PORQUE TENHO SOFRIDO MUITO POR ESTE SISTEMA FALIDO
    MAS DEVEMOS PEDIR A DEUS QUE NOS DE SABEDORIA
    PARA ENFRENTAR AS LUTAS DIARIAS,ESTEJA CERTA QUE DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS,,,DESEJO MUITA PAZ EM SEU CORAÇÃO BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  16. Todos deveriam ter direito ao mesmo tratamento... Torço pela recuperação do Lula, acredito nela.

    Mas se pensarmos em tantos outros que vão simplesmente morrer por não ter condições...Dá uma coisa estranha...

    Beijos,tudo de bom pra ti! chica

    ResponderExcluir
  17. fiquei indignada, quando no facebook ficou o maior borburinho sobre isso, pessoas ignorantes que certamente nunca precisaram do SUS, nosso desejo é sempre que nenhum ser humano passe por um cancer, seja ele o Lula ou a Dona maria na esquina, sinal que somos na verdade todos humanos e passiveis dos interpéries da vida. O que queremos é dignidade e tratamento para todos em iguais condições, coisa que não acontece. Eu mesma espero a 2 meses uma cirurgia pra iniciar hormonioterapia e o tempo em nosso caso, não é aliado.
    OS famosos tem sorte, pois podem pagar um tratamento que lhe garantem, senão a vida, ao menos a dignidade, e é isso, só isso que queremos, dignidade, igualdade e a cura.

    ResponderExcluir
  18. Sabe amiga, muitos morrem para que poucos vivam com saúde e dignidade.Apenas isso,e isso é cruel demais!Não desejo nem mal nem bem ao ex presidente,desejo vida e vida em abundância para todos nós!Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi !!!

    Passei aqui pra te dizer que reslovi mudar o nome do meu Blog para: Uma História de Fé e o endereço ficou assim:

    http://umahistoriadefesuperandocancerdemama.blogspot.com

    Dá uma olhadinha lá e saberá porque não me viu usando lenços. kkkkk! Bjs! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  20. Oi Cristina,
    adorei seu blog, e em específico esta postagem. Concordo plenamente com suas palavras, "quero muito que o ex presidente fique curado, mas quero esse direito de ter acesso a um tratamento digno a todos", sem discriminação de raça, cor, credo ou classe social.
    Espero sua visita no meu blog para conhecer um pouco da minha história que é bem parecida com a sua
    http://levantaesacodeapoeira.blogspot.com/
    gde beijo e fique bem!

    ResponderExcluir