Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

Deus



Houve um tempo em minha vida que briguei com Deus, chamei o para briga, tempo de raiva, questionamentos, dores além do que se pode suportar.
Achei que Ele fosse o responsável pela partida da luz dos meus olhos, do meu mais profundo bem querer, que nasceu das minhas entranhas, que amamentei, que cuidei com todo amor desse mundo...
Mas, o tempo, sábio tempo, me foi ajudando a perceber que Deus nada tinha a ver com essa partida, que há muitos mistérios que minha condição humana não consegue enxergar.
E aí acabei voltando para o colo Dele e vi que nos piores momentos Ele estava comigo, através de um ombro amigo, de sua palavra, da esperança que brotava em minha vida, enfim de conseguir estar viva apesar de muitos dias não querer estar.
Hoje minha fé amadureceu, ao saber do meu diagnóstico em nenhum momento discuti ou questionei Deus, sei que há coisas na qual preciso passar e um dia saberei o porquê. Sei que não é fácil, tem dias que parece que não vai dar, a tristeza e até a falta de fé vem ao nosso encontro, mas tudo isso também faz parte.
Mas o que me conforta a alma é saber que:
Apesar da dor infinita de se perder um filho
Ele me ampara

Apesar dos olhares de pena, indiferença
Ele me acolhe

Apesar da solidão que a dor nos traz
Ele me abraça

Apesar dos medos
Ele segura a minha mão

Apesar da insegurança do futuro
Ele revigora as minhas forças

Apesar da fraqueza
Ele me sustenta


Ele é meu amigo de todas as horas, não me julga, me aceita com todas as minhas misérias, Nele eu posso repousar minha alma cansada e sedenta de amor.
Sinto uma paz tão grande quando entrego tudo em suas mãos, principalmente o que não depende de mim, o que não depende mais de minhas escolhas.
É assim que vou seguindo nessa estrada, cheia de caminhos incertos, mas com fé, sabendo que nem sempre acontece o que queremos, mas o que é melhor para nós e isso Nosso Pai Celestial sabe com certeza!
Um bom domingo! Fiquem na Paz de Deus! Bjsssssssssssssssssssssssssssssssss

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cansaço



Hoje foi um dia daqueles.. Estou com meus dois cuidadores doentes com gripe. Remédio para lá, termômetro pra cá, também com essa baixa umidade do ar parece que estamos no deserto.
Eu já fiz 8 sessões de radio e faltam 25. O chato é ir todos os dias, sem trégua.
Comecei a sentir muito cansaço e um pouco de fraqueza, já sabia que isso poderia acontecer, nenhuma surpresa.
Mas, estou com um cansaço emocional sabe, uma apatia, uma vontade de ficar deitada, quieta.
Acho que o corpo e a mente começam a demonstrar os sinais de tanta invasão, quimio, cortisona, radio... uma luta contra a doença.
Fiz exames para ver a taxa de hormônios que o ginecologista me pediu e os resultados deram pós menopausa.. Rs... Até 4 meses atrás estava ovulando normalmente, vejam vocês o que uma quimio faz com nossos corpos, além de destruir células cancerígenas.
Tenho sentido aquele calor horroroso( só quem já teve sabe), um rubor facial. E se fico nervosa pronto além do calor minha careca começa a " minar" água, uma coisa de louco. Tem horas que vem um frio, sem explicação.
Meu corpo está muito mudado, uma mudança muito rápida e é por isso que ele, o corpo, e minha mente ainda não se acostumaram, eu não me acostumei!
Realmente hoje não estou boa para escrever, nada de poesias e de flores.
Mas amanhã vai ser outro dia, se Deus quiser vou estar melhor e com mais ãnimo. Amanhã tenho consulta com a médica radiologista.
Então por hoje é só! Fiquem com Deus! Um abraço!

sábado, 21 de agosto de 2010

Radioterapia



A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

As radiações ionizantes são eletromagnéticas ou corpusculares e carregam energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e criam efeitos químicos como a hidrólise da água e a ruptura das cadeias de ADN. A morte celular pode ocorrer então por variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução.

A resposta dos tecidos às radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada.

Para que o efeito biológico atinja maior número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias iguais, quando se usa a terapia externa.


Radiossensibilidade e radiocurabilidade
A velocidade da regressão tumoral representa o grau de sensibilidade que o tumor apresenta às radiações. Depende fundamentalmente da sua origem celular, do seu grau de diferenciação, da oxigenação e da forma clínica de apresentação. A maioria dos tumores radiossensíveis são radiocuráveis. Entretanto, alguns se disseminam independentemente do controle local; outros apresentam sensibilidade tão próxima à dos tecidos normais, que esta impede a aplicação da dose de erradicação. A curabilidade local só é atingida quando a dose de radiação aplicada é letal para todas as células tumorais, mas não ultrapassa a tolerância dos tecidos normais.


Indicações da radioterapia
Como a radioterapia é um método de tratamento local e/ou regional, pode ser indicada de forma exclusiva ou associada aos outros métodos terapêuticos. Em combinação com a cirurgia, poderá ser pré-, per- ou pós-operatória. Também pode ser indicada antes, durante ou logo após a quimioterapia.

A radioterapia pode ser radical (ou curativa), quando se busca a cura total do tumor; remissiva, quando o objetivo é apenas a redução tumoral; profilática, quando se trata a doença em fase subclínica, isto é, não há volume tumoral presente, mas possíveis células neoplásicas dispersas; paliativa, quando se busca a remissão de sintomas tais como dor intensa, sangramento e compressão de órgãos; e ablativa, quando se administra a radiação para suprimir a função de um órgão, como, por exemplo, o ovário, para se obter a castração actínica.

Efeitos adversos da radioterapia
Normalmente, os efeitos das radiações são bem tolerados, desde que sejam respeitados os princípios de dose total de tratamento e a aplicação fracionada.

Os efeitos colaterais podem ser classificados em imediatos e tardios.

Os efeitos imediatos são observados nos tecidos que apresentam maior capacidade proliferativa, como as gônadas, a epiderme, as mucosas dos tratos digestivo, urinário e genital, e a medula óssea. Eles ocorrem somente se estes tecidos estiverem incluídos no campo de irradiação e podem ser potencializados pela administração simultânea de quimioterápicos. Manifestam-se clinicamente por anovulação ou azoospermia, epitelites, mucosites e mielodepressão (leucopenia e plaquetopenia) e devem ser tratados sintomaticamente, pois geralmente são bem tolerados e reversíveis.

Os efeitos tardios são raros e ocorrem quando as doses de tolerância dos tecidos normais são ultrapassadas. Os efeitos tardios manifestam-se por atrofias e fibroses. As alterações de caráter genético e o desenvolvimento de outros tumores malignos são raramente observados.

Todos os tecidos podem ser afetados, em graus variados, pelas radiações. Normalmente, os efeitos se relacionam com a dose total absorvida e com o fracionamento utilizado. A cirurgia e a quimioterapia podem contribuir para o agravamento destes efeitos.

Fonte: Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 2 ed. rev. atual. - Rio de Janeiro: Pro-Onco. 1993.

Olá amigos! Achei importante postar esse texto falando sobre a radioterapia, ainda mais que estou nessa fase.
Estou fazendo sessão todos os dias, já fiz 5 e faltam 28. Não tenho tido nenhum efeito colateral, tenho tido cuidados com a mama, pois pode dar queimadura, por isso estou usando um creme que a médica me indicou.
Mas, devo confessar à vocês que tenho uma fobia com máquinas...rs... ah! como me apavora ter que ficar imóvel debaixo ou dentro de uma delas. Desde o primeiro dia que fui fazer fico bastante tensa, transpiro muito e quando fico sozinha na sala recebendo a radiação eu rezo, isso mesmo, rezo e peço à Deus que fique comigo, na hora que acaba, ufa! aquele alívio...
Onde eu faço sou acompanhada por uma técnica em radiologia, a Viviane, por sinal um amor de pessoa, competente e muito carinhosa, me acalma e esclarece minhas dúvidas.
Que bom que podemos contar com mais essa arma na luta contra o cancer, penso sempre que estou na reta final, sei que depois terei que estar acompanhando com exames e consultas periódicas, mas peço à Deus que nunca mais tenha que passar por tudo isso.
Quando tudo terminar terei uma nova fase para iniciar, porque foram tantas mudanças em minha vida que terei que reiventar muitas coisas e por em prática tudo que aprendi, minha escala de valores e prioridades mudaram radicalmente.
Quero VIVER muito ainda! Viver! Sim viver, mesmo sabendo que viver implica em correr riscos, em nem sempre encontrar felicidade ou ganhar todas as batalhas,mas lutar, lutar sempre.
O importante é não perder a esperança! E eu graças à Deus e com muita esperança estou vencendo essa luta contra o cancer! Isso não é uma benção? Obrigada Deus! Obrigada à vocês todos pelas orações e carinhos!
Um abraço e fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssssssssss

quarta-feira, 18 de agosto de 2010




Hoje li no blog da minha amiga Eliane um texto que falava sobre decepção e coincidentemente é o que estou sentindo.
Faz tempo que eu estava querendo postar sobre isso e depois que vi o horário político de ontem e mais o dia que tive hoje..... resolvi postar mesmo.
Ando tão desacreditada de políticos e governos que não tenho nem vontade de ouvir sobre isso.
Sou funcionária pública estadual, sou professora há 26 anos, sempre cumpri com meu dever e mais, sempre fui uma professora esforçada, dei o melhor de mim nesses anos, trazendo muito serviço e problemas para casa, isso porque gosto da profissão que escolhi.
Mas, estou vendo o outro lado da moeda desde que fiquei doente. Estou de licença desde abril e de lá para cá meu salário diminuiu muito, isso porque não estou em sala de aula, tiraram todas as gratificações e também meu ticket alimentação, isso porque doente não come não é?
Acho isso muito injusto, pois com a doença nossos gastos aumentam, é remédio, alimentação, nutricionista, fisioterapeuta......fora o emocional.
É como se não tivéssemos valor, ah! coloca outro no lugar e pronto.
Aí vôcê liga a televisão e vê um monte de propaganda enganosa do governo, um horário político medíocre, com candidatos até analfabetos e pensa o que de tudo isso?
Não temos em quem votar, não consigo mais confiar em ninguém, estou decepcionada!
Graças à Deus que tenho um convênio médico muito bom, pois hoje precisei ir ao Sus e vi muitas coisas nas quais não gostaria de passar nunca.
É um descaso com o sofrimento alheio, uma burocracia, falta de médicos, é fila para cirurgia, exames, isso quando se consegue a tempo de não morrer antes.
Os políticos deveriam colocar seus filhos em escolas públicas e utilizar o Sus para toda sua família, só aí irião entender a realidade em que vivem a maioria dos brasileiros.
Já deu sabe, esgotou minha cota de paciência.
As pessoas honestas que pagam seus impostos, que lutam por um país melhor não tem valor nenhum.
Desculpem se estou um pouco amarga, mas é que são tantas coisas erradas e a gente sem poder fazer nada.
Ouço muito as pessoas dizerem que temos a chance de reverter esse quadro votando, escolhendo melhor nossos candidatos, mas lhes pergunto: Onde estão esses candidatos? Sinceramente acho que não existem não! Se vocês souberem de algum me avisem!
É isso amigos, com decepção fui fazer mais uma sessão de radio, agora faltam 30 e vamos em frente!
Um abraço! Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssssssssssss

sábado, 14 de agosto de 2010

Nova etapa

É amigos, nesta quinta passada passei em consulta com a Dra. Graziela, médica oncologista e radiologista que irá me acompanhar na radioterapia.
Muito simpática e competente ela me explicou sobre o tratamento que será feito através de 33 sessões, todos os dias.
No mesmo dia eu já fiz a marcação na mama, essa marcação é feita no lugar em que terei que tomar a radiação e é feita com uma tinta vermelha. No meu caso será na mama inteira.
A tinta mancha a roupa, então é usar roupa de cor escura e nada de ficar lavando o local e passando sabão se não tem que ficar remarcando sempre.
Perguntei a ela sobre os sintomas e ela me disse que alguns pacientes sentem fraqueza, fadiga e a pele pode ficar irritada parecendo queimadura, mas não são todos os pacientes que apresentam isso. Ela também me passou uma pomada que alivia a irritação.
Na hora em que fui marcar duas moças me auxiliaram e também um físico que ajudou a tirar as medidas da mama.
A sala é parecida com sala de raio x, ficamos deitadas com aquele aparelho grande em cima.
Confesso que na hora fiquei triste, pois não gosto de aparelhos sabe, aquela coisa em cima, fiquei pensando quanta invasão, quanta coisa já tive que passar por conta desse ca de mama, mas uma paz invadiu meu coração, e senti tanto a presença de Jesus ali comigo, como se Ele dissesse: Não temas, eu estou aqui contigo!
Aí fiquei bem e saí de lá confiante que vou continuar a dar conta de tudo.
Não temos muita escolha não é? Serão 33 dias e tenho certeza que ainda vou aprender muito, vou crescer espiritualmente e vou poder ajudar outras pessoas.
Nada vem por acaso amigos, nada mesmo, tudo tem seu propósito nessa vida.
Então, com fé vou iniciar mais essa etapa e continuo a contar com a orações de todos vocês.
Obrigada pelas mensagens deixadas aqui, pelo carinho e pelas orações!
Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssssssssssss

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Médico dos médicos




Hoje minha amiga Eliane postou em seu blog um texto falando sobre a confiança que temos em nossos médicos, interessante o texto, o que fez que originasse muitos comentários de nossas amigas blogueiras.
Fiquei refletindo sobre isso e percebi que é tão bom quando confiamos em nosso médico, quando temos um relacionamento bom com ele, isso gera uma certa paz interior.
Ao longo de minha vida encontrei muitos médicos bons, também outros nem tanto, já sofri por erros médicos, já desconfiei de outros, mas no geral sempre acertei nas minhas escolhas.
Tenho um clínico que cuida de mim há 25 anos, é meu médico familiar, cuida de mim, do meu marido e de meu filho, ele é cirurgião também, se chama Mauro Levy Jr, um amor de pessoa e muito competente.
Nesse ano por conta do carcinoma conheci outros muito bons. Graças à Deus eu confio muito em minha médica, a Dr. Cristiane, ela me passa seriedade, carinho e a gente fala a mesma língua.
Depois de pensar em tudo isso, lembrei de um email que recebi de minha amiga Fatima, o email fala de um médico muito competente, que atende independente de se ter convênio ou não, enfim uma sumidade em matéria de medicina.
Então resolvi postar para vocês, sei que muitos já o conhecem, outros não, vale a pena ler:

Hoje vim aqui divulgar o trabalho e o currículo de um grande médico, amigo nosso.
Precisando dos serviços dele é só entrar em contato.
Ele atende 24 horas por dia.

Nome: Jesus Cristo - Médico cirurgião
Graduação: Filho de Deus
Médico auxiliar: Espírito Santo
Sua experiência: Estados impossíveis
Seu atendimento: Geral
Sua especialidade: Opera milagres
Seu Instrumento: A Fé
Seu favor: A graça
Livros publicados por Ele: A Bíblia
Doenças que cura: Todas
Preço do tratamento: Confiança Nele
Sua garantia: Absoluta
Consultório: Teu coração

Se puder divulgar também, Ele te agradece.
Não custa nada e, é sempre bom ter um médico de confiança à nossa disposição.
Ah! Ele além de te curar, manda dizer que te ama e muito!



Meus queridos amigos, ao meu ver, é Ele que dá sabedoria e discernimento aos nossos competentes médicos. É Ele que age através do Espírito Santo, fazendo com que o inesperado aconteça: o milagre da cura.
E é acreditando Nele que vou vivendo, tendo fé e não esquecendo que " Tudo é possível aquele que crê".
Fiquem com Deus! Bjsssssssssssssssssssssssss

domingo, 8 de agosto de 2010

Pais

As mãos do meu Pai


As tuas mãos tem grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já cor de terra
— como são belas as tuas mãos —
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram
na nobre cólera dos justos...

Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam
nos braços da tua cadeira predileta,
uma luz parece vir de dentro delas...

Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente,
vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah, Como os fizeste arder, fulgir,
com o milagre das tuas mãos.

E é, ainda, a vida
que transfigura das tuas mãos nodosas...
essa chama de vida — que transcende a própria vida...
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma...

(Mario Quintana)


Com esse poema de Mário Quintana, deixo aqui a minha homenagem:
Ao João de Paiva, meu querido e amado pai, que me ensinou muita coisa do que sou hoje, com seu carinho e ternura incomparáveis. Saudades eternas.....
Ao meu cuidador, marido, Eduardo, que além de ser pai de meus filhos, nesses dias tem sido um pouco de pai para mim, me dando colo e carinho.
A todos os pais incansáveis batalhadores nessa luta diária de criar seus filhos.
Que Deus os cubra de força, coragem e muita ternura!
Abraços carinhosos a todos vocês! Fiquem com Deus!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Alma

Hoje decidi postar a letra de uma música que gosto muito, ainda mais na voz de Simone e que fala sobre a alma.
Segundo Wikipédia, alma é um termo que deriva do latim anima, este refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover.
Para mim, alma é o mais íntimo do meu ser, algo que me foi dado por Deus, como um sopro de vida, e que mesmo após nossa partida desse mundo não morrerá, seria para mim como a minha essência.
Nesses dias de luta descobri muitas coisas sobre essa minha companheira, não sabia que ela era tão forte e que conseguisse reiventar tantas situações vividas.
Se a algum tempo me perguntassem se suportaria certas adversidades eu diria que não, mas, hoje vejo que suportamos mais do que achamos que podemos.
Acho que quando fomos criados Deus nos dá de presente nossa alma e a reveste de força, caridade, paciência, sabedoria, amor.... mas, na maioria das vezes não usamos desses dons que nos foram dados, eles ficam esquecidos num cantinho.
Essa minha alma já viveu muita coisa! Elaborou, reiventou muitas histórias vividas, mas carrega consigo uma tristeza, uma marca deixada pela vida, essa seguirá comigo, não tem jeito, mas confesso que convivo em paz com ela, sem deixar me amargar, pois isto seria muito ruim.
Enfim, deixo aqui a letra da música e desejando à vocês um bom fim de semana, e não esqueçam de viver, de se alegrar, de amar, pois isso com certeza faz bem a alma.


Alma

(Sueli Costa e Abel Silva)


Há almas que têm
As dores secretas
As portas abertas
Sempre pra dor
Há almas que têm
Juízo e vontades
Alguma bondade
E algum amor
Há almas que têm
Espaços vazios
Amores vadios
Restos de emoção
Há almas que têm
A mais louca alegria
Que é quase agonia
Quase profissão

A minha alma tem
Um corpo moreno
Nem sempre sereno
Nem sempre explosão
Feliz esta alma
Que vive comigo
Que vai onde eu sigo
O meu coração


Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Genética



Olá meus amigos! Ontem fui a um médico Dr. Giordano para receber um aconselhamento genético, ele também faz parte da equipe de médicos do IOV.
Confesso à vocês que já li muito pouco a esse respeito, minha oncologista tinha me recomendado que fizesse essa consulta, pois meus pais tiveram Cancer, meu carcinoma apareceu antes que fizesse menopausa, esse carcinoma está ligado a hormônio e por fim o tipo de cancer que desenvolvi, carcinoma invasivo pouco diferenciado.
Portanto, esse "pacote" rs... sugere que eu tome alguns cuidados.
O Dr. Giordano foi ótimo, extremamente atencioso, esclareceu minhas dúvidas, apesar desse assunto, gens, ser um pouquinho complicado.
Ainda estamos engatinhando nessa área, tivemos muitos avanços, mas ainda é pouco e maioria da população não tem acesso a esses avanços.
Ele me sugeriu que fizesse um exame, mas o convênio não cobre, aliás quase nenhum.
Infelizmente, tenho chances maiores de reicindiva do mesmo, e terei também que ficar atenta aos meus ovários.
Paciência não é? Não sabemos o que vem pela frente, aliás ninguém sabe.
Essa doença é tão prepotente rs.... ela ataca justamente nossas células, somos formados por células, mas eu sou forte e luto, brigo e venço, ah, como não!
Falar que não ficamos chateados de " carregar" alguns traços em nossos genes estaríamos mentindo não é?
Mas,tudo tem seu lado bom, Com o cancer sofri demais, mas aprendi muito, fiz muitos amigos, descobri quem realmente se importa comigo e tenho experiências que podem ajudar a outras pessoas.
Estão vendo como tudo pode ter um olhar diferente? Em nenhum momento eu desisti de lutar, fico chateada, choro, grito, fico nervosa, mas me recomponho e sigo em paz! Sim, em paz, paz que vem do Deus que me ampara e sempre me segura pela mão.
O que mais me deixa triste é quando não tenho alguém para ouvir sobre meus medos, minha fraqueza, minhas incertezas, aí fico mal.
Encontro pessoas que me falam para pensar em outras coisas, concordo, mas o que não dá é para esquecer, minhas amigas do blog que estão passando por isso, sabem o que é nossa rotina: exames, marcadores, consultas, quimio, radio, alimentação, careca,sem falar na burocracia, essa vou deixar para falar outro dia, pois merece uma postagem só para ela.
Então, fazer de conta que não estou passando por isso seria como negar essa situação.
Sem máscaras, que venha o que vier, enquanto temos fé e força vamos lutando e sempre na esperança que dias melhores virão!
Abraços! Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssssssss